Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2013 - 05:24

SARA seleciona Bull para entrega de novo supercomputador petascale

A SARA e a Bull anunciam a assinatura de um acordo para a oferta do novo supercomputador nacional pela Bull. O novo sistema, que entrará em operação no primeiro semestre de 2013, substitui o sistema IBM Huygens da SARA. Nos próximos anos, empresas e entidades científicas da Holanda poderão utilizar o supercomputador, avançado e com excelente custo-benefício, que possibilitará a realização de pesquisas complexas futuramente. O investimento no novo sistema foi viabilizado pela SURF, com contribuições da NWO (Entidade holandesa destinada à pesquisa científica), do Ministério da Educação, Cultura e Ciências e do Ministério de Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação.

A Bull foi selecionada como fornecedora do novo supercomputador através de um processo de licitação realizado na Europa. Os preparativos para a substituição do sistema começaram em 2011. Por meio de entrevistas e de um workshop a SARA constatou as demandas e necessidades dos usuários finais. Os principais critérios para a escolha do novo sistema foram os testes de desempenho com importantes aplicativos para os usuários, consumo eficiente de energia e refrigeração, um ambiente agradável para os usuários e flexibilidade de expansão quando necessário. A SURF, o Centro eScience da Holanda e a NWO (via o Comitê para Uso Científico dos Supercomputadores) foram envolvidos no processo de seleção.

Expansão sob demanda-Atendendo a crescente demanda dos usuários do sistema e visando oferecer capacidade computacional com o melhor custo-benefício possível, a SARA selecionou um supercomputador capaz de se expandir de acordo com essas necessidades. Espera-se que a até a metade de 2013 o sistema oferecerá um desempenho máximo de 250 TeraFlop/s. Esse desempenho é quatro vezes superior comparado com a capacidade do sistema atual. No segundo semestre de 2014, haverá um upgrade do sistema e ele irá superar o limite de PetaFlops/s.

A refrigeração do novo sistema Bull utiliza a tecnologia mais recente baseada em servidores refrigerados com líquido. Devido à alta temperatura do líquido (inicial de 35º C), é possível usar a chamada refrigeração passiva praticamente durante todo o ano. Como as temperaturas na Holanda raramente sobem acima dos 30º C, é bem provável que não seja necessário nenhum mecanismo mecânico de refrigeração, o que faz do sistema Bull um sistema extremamente sustentável, com consequente economia de custos de energia na refrigeração e redução das emissões de gás carbônico.

Potente e verde-Disse o Dr. Ir. Anwar Osseyran, diretor da SARA: "Estamos bastante entusiasmados com o novo sistema e a nossa colaboração com a Bull. Nossa estratégia sob demanda nos permite oferecer capacidade com excelente custo-benefício e específica às necessidades dos pesquisadores holandeses. Com a nova geração de chips Intel Xeon combinada com a mais recente tecnologia de refrigeração da Bull, nós temos não só o computador mais potente, mas também o mais verde da Holanda. O sistema é um novo impulso para a economia do conhecimento holandesa. Junto com a Bull como nosso parceiro de tecnologia e negócios, reforçamos a posição estratégica da Holanda tanto na área da ciências como comercial."

"Estamos muito honrados com a escolha da SARA", disse Dick Fens, principal executivo da Bull na Holanda. "Pela segunda vez em um curto espaço de tempo, uma empresa holandesa renomada seleciona a avançada tecnologia da Bull. Com o novo supercomputador da Bull os pesquisadores holandeses terão acesso à nossa tecnologia bullx de última geração para pesquisas do mais alto nível. Estamos orgulhosos da nossa contribuição para a economia do conhecimento holandesa."

Substituição do Huygens-O novo sistema Bull substitui o atual supercomputador nacional Huygens, em uso desde agosto de 2008 e que chegou ao final da sua vida útil. O supercomputador nacional é usado para pesquisa em várias áreas, entre elas energia limpa, alterações climáticas, gerenciamento de água, redução de ruído e aprimoramento dos tratamentos médicos. A SARA delegou a responsabilidade sobre o processo de substituição do Huygens para a SURF. Com a implantação do plano máster de ICTRegie em dezembro de 2008 para definição da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação para pesquisas científicas em 2012, a SURF ficou responsável pela verba para a criação da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação para pesquisa. O supercomputador nacional é parte dessa infraestrutura. No dia 1º de janeiro de 2013, a SARA fará uma fusão com a SURF e, do ponto de vista organizacional e orçamentário, será integrada à estrutura nacional. A SARA será a nova divisão operacional da SURF e será chamada de SURFsara.

A SARA apoia os pesquisadores da Holanda e trabalha junto à comunidade acadêmica e corporativa. Há mais de 40 anos a SARA oferece infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação voltada para pesquisa que inclui conhecimento, serviços e suporte nos campos de computação de alto desempenho, armazenamento de dados, visualização, redes, nuvem e Big Data, além de desenvolver soluções de tecnologia de informação e comunicação inovadoras. [www.sara.nl].

A Bull é líder em sistemas digitais críticos e seguros. O Grupo dedica-se ao desenvolvimento e implantação de soluções onde o poder a segurança dos computadores têm como objetivo otimizar os sistemas de informação dos clientes e suportar seus negócios.

A Bull está presente em mercados de alto valor agregado como o de simulação por computador, computação em nuvem, “usinas de computação”, terceirização e segurança.

Atualmente a Bull emprega cerca de nove mil pessoas em mais de 50 países, contando com uma equipe de mais de 700 pessoas voltadas apenas para pesquisa e desenvolvimento. No ano de 2011, a receita da Bull foi de €1,3 bilhão. [www.bull.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira