Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/01/2013 - 05:29

Cedae inicia mais uma obra de esgotamento sanitário na Barra da Tijuca


Projeto, em parceria rede hoteleira Hyatt, atenderá todos os imóveis localizados no entorno, totalizando 20 mil pesoas.

O Governo do Estado, através da Cedae, iniciou no dia 9 de janeiro (quarta-feira), na Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca, mais uma obra para implantação de sistema de esgotamento sanitário naquele bairro da Zona Oeste. O projeto, em parceria com a rede hoteleira Hyatt, que está construindo um resort na região, será concluído até agosto e atenderá uma população de cerca de 20 mil habitantes no entorno do empreendimento.

A Cedae elaborou os projetos técnicos, será responsável pela fiscalização e execução das obras e vai operar o sistema de esgotamento sanitário, sendo incorporados ao patrimônio da companhia os troncos, equipamentos, edificações e linha de recalque. A rede hoteleira Hyatt será responsável pela implantação de mais de mil metros de coletores de esgotos com diâmetros entre 200mm e 500mm, sendo 60 metros por método não destrutivo sob a Avenida Ayrton Senna; e a construção de uma estação elevatória de esgotos totalmente automatizada, com capacidade para bombear 90 litros por segundo.

- Esta é uma parceria fantástica entre a iniciativa privada e o governo do estado, através da Cedae. Fantástica porque, além de impulsionar o turismo de forma sustentável, beneficia o meio ambiente e estimula o desenvolvimento econômico da região – destacou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes.

Também será iniciada a implantação de uma linha de recalque com 400 metros de extensão, atravessando o Canal de Marapendí e direcionando os esgotos coletados para a Estação de Tratamento da Barra da Tijuca, via Tronco Coletor Marapendì Norte, cujo destino final será o Emissário Submarino da Barra.

Estiveram presentes à solenidade de início das obras o presidente da Cedae, Wagner Victer, o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, representantes da diretoria da rede Hyatt, e o presidente da Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, Delair Dumbrovsky.

Desde 2007, o governo do estado vem mudando radicalmente o perfil do saneamento no estado do Rio de Janeiro. A Cedae vem, entre outros projetos de grande porte, executando ações e realizando obras para despoluir o sistema lagunar da Barra da Tijuca e jacarepaguá.

O programa de Recuperação Ambiental do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, integralmente realizado com recursos do Governo do Estado, está resgatando uma dívida de mais de 30 anos com a população. A Cedae colocou em operação o Emissário Submarino, em 2007, e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Barra da Tijuca, em 2009, e nos últimos cinco anos inaugurou 15 grandes Estações Elevatórias de Esgotos na região e dezenas e outras de menor porte. Até 2007, nem uma gota de esgoto era tratada e, agora, 85% dos esgotos produzidos na Barra da Tijuca já são tratados, bem como 70% no Recreio dos Bandeirantes e 60% em Jacarepaguá.[www.cedae.com.br], ou para mais informações e utilidade pública, clique no banner neste Canal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira