Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2013 - 20:03

Combustol inova em equipamento para a indústria do minério de ferro

Empresa investe em equipamento para atender mercado que tem previsão de produzir 820 milhões de toneladas de minério de ferro até 2016. Seus diferenciais são a instalação em laboratórios com pé direito relativamente baixo e novo sistema de pesagem que elimina o efeito “pêndulo”. O equipamento destaca-se ainda pela facilidade de manutenção do conjunto de aquecimento em razão do menor peso da estrutura e do gabinete.

Fornecedor de equipamentos para companhias produtoras de minério de ferro e siderúrgicas, desde a década de 1980, o Grupo Combustol & Metalpó (www.combustol.com.br), um dos principais grupos do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó, anuncia uma novidade para as indústrias da cadeia de extração e transformação de minério de ferro. Essa novidade é resultado dos constantes investimentos da Combustol em tecnologia e inovação para esses segmentos produtivos, que têm de atender a normas de qualidade cada vez mais exigentes.

O forno elétrico vertical para ensaios metalúrgicos, que atende a todos os requisitos das normas ISO 7992 e ISO 11256, é o mais recente lançamento da Combustol. O equipamento realiza ensaios e simulações das diferentes condições do minério de ferro em altas temperaturas. Também pode ser usado para testar pelotas de minério de ferro (esferas endurecidas de metal com alta concentração de ferro e qualidade uniforme), utilizadas na fabricação do aço. “As empresas produtoras de minério de ferro e pelotas de minério de ferro no Brasil estavam carentes desse tipo de tecnologia”, afirma o gerente da Divisão de Equipamentos da Combustol, Donizetti Ribeiro.

O novo equipamento visa atender todas as necessidades do setor que segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) deve encerrar o ano com a produção de 510 milhões de toneladas de minério de ferro – crescimento de 5% em relação a 2011. De acordo com o Ibram, o Brasil deve produzir 820 milhões de toneladas até 2016.

Fabricado sob encomenda e com previsão de quatro meses para ser entregue – o equipamento de estreia foi adquirido por uma empresa brasileira de mineração e deve entrar em operação no início de 2013 -, o forno elétrico vertical para ensaios metalúrgicos da Combustol, pela sua configuração, pode ser instalado em laboratórios com pé direito relativamente baixo, ou seja, não são necessárias mudanças radicais no local que vai receber o equipamento. Outro diferencial é o novo sistema preciso de pesagem, que elimina o efeito “pêndulo”, comum nos fornos em que a retorta fica apoiada na parte inferior da balança. Destaca-se ainda a facilidade de manutenção do conjunto de aquecimento, em razão do menor peso da estrutura e do gabinete.

Grupo Combustol & Metalpó (www.combustol.com.br)-Fundado em 1959, é uma das principais corporações do país nos segmentos de fornos industriais, refratários, tratamento térmico e metalurgia do pó. Atende às maiores empresas dos ramos de siderurgia, metalurgia e petroquímica no Brasil, exporta para mais de dez países, entre eles, Argentina, México, China e Indonésia, além de possuir parcerias tecnológicas com várias companhias internacionais de ponta.

Emprega mais de 400 funcionários, em três unidades localizadas nas cidades de São Paulo - a principal, com uma área de 30 mil metros quadrados -, Rio de Janeiro e Contagem (MG).

O Grupo Combustol & Metalpó é o principal produtor de pós metálicos e peças sinterizadas no Brasil; é considerado o maior fornecedor de fornos industriais brasileiro e, recentemente, a Combustol tornou-se a única empresa nacional do ramo a possuir fornos em operação em todas as grandes siderúrgicas nacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira