Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2007 - 16:34

Brasileiro concorre à presidência da International Hospital Federation


O presidente da Confederação Nacional de Saúde (CNS), José Carlos de Souza Abrahão, é um dos três candidatos ao cargo de presidente da International Hospital Federation (IHF) para o biênio 2009 / 2011. Além dele, estão na disputa um representante da Argentina e outro, do México. Os três integram hoje o Conselho de Representantes da entidade internacional e partiu do próprio Comitê Executivo da IHF - que conta com 21 membros de diversos países filiados - a decisão de eleger para o próximo mandato um representante da América Latina.

O resultado será conhecido no próximo dia 6 de novembro, em Seul, durante o Congresso Mundial da IHF. Os congressos da entidade acontecem tradicionalmente a cada dois anos. Os últimos foram realizados na França (Nice) em 2005 e nos Estados Unidos (São Francisco) em 2003. E o próximo é o da Coréia do Sul, de 6 a 8 do mês que vem.

Já o evento de 2009 será realizado no Rio de Janeiro, de 10 a 12 de novembro, após o Brasil ter vencido uma disputa acirrada com as cidades de Dubai (Emirados Árabes) e Lisboa (Portugal). Será, portanto, a primeira vez que um país latino-americano irá sediar um congresso da IHF. Na ocasião, o então presidente para a gestão 2009 / 2011 tomará posse. De acordo com José Carlos Abrahão, a expectativa é que o Mundial de 2009 reúna cerca de 1500 congressistas de mais de 100 países.

Para tanto, a campanha de divulgação do evento já começa agora. No congresso da Coréia, o presidente da CNS apresentará um filme oficial sobre o Mundial de 2009 e também fará, a convite da International Hospital Federation, uma exposição de 20 minutos sobre o sistema de saúde brasileiro. Além do Brasil, dirigentes do Japão e da França irão falar sobre as experiências de seus países na área de saúde.

Segundo José Carlos Abrahão, a sua apresentação irá mostrar os números da saúde no Brasil e focar os principais problemas e demandas do setor no país, os avanços obtidos nos últimos anos, aspectos financeiros e de gestão dos estabelecimentos de saúde brasileiros, programas de acreditação e certificação dos serviços nacionais, programas relacionados à segurança dos pacientes, relações de trabalho na área, políticas de saúde e investimentos.

“O fato de o Brasil ter sido eleito para sediar o Congresso de 2009 e de agora estarmos também concorrendo à presidência da IHF é um avanço sem precedentes, que irá significar muito para o país e para o nosso sistema de saúde em termos de visibilidade e maior representatividade internacional. Atraindo olhares, também podemos atrair investimentos”, declarou o dirigente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira