Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2013 - 20:59

A psicologia das cores - Como as cores afetam a emoção e a razão

A socióloga, psicóloga e professora de Teoria da Comunicação e Psicologia da Cor Eva Heller fez estudos com 2 mil pessoas contemplando diferenças sociais, culturais, profissionais e econômicas para formular esta obra. Os resultados das pesquisas mostram que cores e sentimentos não se combinam ao acaso nem são uma questão de gosto individual – são vivências comuns que, desde a infância, são enraizadas na linguagem e o registro fica marcado na memória.

Destinado a quem utiliza cores profissionalmente como os artistas, designers de moda, publicitários, os cromoterapeutas, os designers gráficos ou de produtos industriais, os design de interiores ou os arquitetos que necessitam saber como as cores interferem psicologicamente nos consumidores ou em pacientes.

“Conhecemos muito mais sentimentos do que cores. Dessa forma, cada cor pode produzir muitos efeitos, frequentemente contraditórios. Cada cor atua de modo diferente, dependendo da ocasião. O mesmo vermelho pode ter efeito erótico ou brutal, nobre ou vulgar. O mesmo verde pode atuar de modo salutar ou venenoso, ou ainda calmante. O amarelo pode ter um efeito caloroso ou irritante. Em que consiste o efeito especial? Nenhuma cor está ali sozinha, está sempre cercada de outras cores. A cada efeito intervêm várias cores – um acorde cromático” afirma a autora.

Distribuído em treze capítulos cada um com treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores. A diversidade desta abordagem faz do trabalho de Eva Heller uma ferramenta para o conhecimento cromático. As pessoas consultadas em toda a Alemanha foram questionas sobre suas cores prediletas, sobre as cores de que menos gostavam, sobre todos os efeitos que cada cor pode ter e sobre a cor típica de cada sentimento. Cento e sessenta diferentes sentimentos e características – do amor ao ódio, do otimismo à tristeza, da elegância ao feio, do moderno ao antiquado – foram associados a cores específicas como explica Eva Heller:

“O contexto é o critério que irá revelar se uma cor será percebida como agradável e correta ou errada e destituída de bom gosto. Aqui cada cor será mostrada em toda contextualização possível: como cor artística, na vestimenta, no design de produtos e de ambientes, como cor que desperta sentimentos positivos ou negativos”.

Autora-Eva Heller (Esslingen, 1948 – Frankfurt, 2008) era socióloga, psicóloga e professora de Teoria da Comunicação e Psicologia da Cor. Autora também de livros de ficção, Heller escreveu vários romances traduzidos para diversos idiomas, que alcançaram grande sucesso de crítica e público.

A psicologia das cores |Como as cores afetam a emoção e a razão |Eva Heller |17 x 24 cm |311 páginas |ISBN: 9788565985079 |Brochura |2012 |R$ 89.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira