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15/01/2013 - 21:51

O desafio de manter a motivação dos profissionais

Organizações de qualquer natureza possuem um propósito, uma razão para existir e o que as fazem se desenvolver é a capacidade de atingir objetivos. E, para isso, elas dependem do comprometimento dos funcionários. Mas, como gerar e sustentar um alto nível de engajamento do público interno com os desafios de crescimento de uma organização?

O desempenho profissional depende basicamente de motivação pessoal, de competência técnica e da capacidade da empresa em proporcionar as “ferramentas” adequadas de trabalho. Destes três itens, a motivação é o ponto mais sensível do processo de engajamento. No entanto, recompensas extrínsecas como bônus no fim do ano e premiações não se sustentam no decorrer do tempo, porque as pessoas tendem a estar motivadas apenas enquanto existir o estímulo.

Sustentar a motivação do profissional depende muito da capacidade da liderança em trabalhar fatores de satisfação pessoal e, consequentemente, de garantir o estímulo para produzir mais e melhor em busca dos objetivos da organização.

O primeiro fator sustentável de satisfação e motivação pessoal está relacionado à capacidade da organização em exercer uma gestão de pessoas que envolva o profissional em um propósito que empolgue, sirva ao bem comum, seja ético e realizável. Isso faz com que o indivíduo sinta-se parte de algo maior, estabelecendo um significado grandioso para o que ele faz.

O segundo é que o profissional precisa sentir-se reconhecido pelo seu trabalho na busca dos objetivos e na realização do propósito. É a satisfação de ser aceito pelos líderes e colegas de trabalho pela aplicação eficaz de suas habilidades e conhecimentos.

Segundo Victor Vroom, professor da Yale School of Management, pesquisador da teoria da motivação e autor, entre outros, do livro Work and Motivation, na sua Teoria da Expectativa, de 1930, a motivação está na relação entre as metas e as expectativas de sucesso, ou seja, atingir os objetivos e metas da organização e ser recompensado adequadamente. Para potencializar a satisfação pessoal do profissional, é fundamental que ele tenha certeza de que está se tornando melhor e mais capacitado. Ser recompensado por atingir as metas e objetivos da organização não é suficiente. Ser um profissional em evolução é o terceiro fator de satisfação e motivação pessoal.

Desta forma, uma gestão bem sucedida nos itens anteriores tem como resultado um quadro de profissionais pró ativos, que procuram antecipar futuros problemas, buscar novas soluções e inovar.

Organizações que trabalham o engajamento do público interno produzem mais e dão mais retorno financeiro. E mais: fazem com que os públicos externos fiquem mais felizes, voltem e recomendem a organização, seus produtos e serviços, garantindo ainda mais prosperidade.

.Por: Gerson Ferreira, possui 27 anos de experiência em publicadade, planejmaneto estratégico de mercado e comunicação, atualmente trabalha como diretor de branding da Mind Branding, do Grupo Fórmula Comunicação.

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