Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2013 - 11:12

GE e Petrobras fecham contrato de US$ 500 milhões


A GE Oil & Gas assinou contrato de mais de US$ 500 milhões para fornecer equipamentos e serviços de turbomáquinas para a Petrobras, líder mundial em produção de petróleo em águas profundas. Os equipamentos serão utilizados em quatro novas plataformas flutuantes de produção, armazenamento e descarga, chamadas de FPSOs (pela sigla em inglês) e identificadas pelos códigos P-74, P-75, P-76 e P-77. Todas estão localizadas na região da Cessão Onerosa nos campos do pré-sal da Bacia de Santos, no Estado de São Paulo.

“Nosso foco é buscar parcerias como essa, em que a GE pode oferecer sua expertise para ajudar no desenvolvimento econômico do Brasil”, afirma Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para a América Latina. “O País continua assumindo uma posição cada vez mais estratégica para os negócios da companhia no cenário global e a Petrobras é um dos maiores parceiros que temos.”

Os equipamentos e serviços de turbomáquinas vão gerar energia primária para as FPSOs. Para isso, serão utilizadas turbinas de gás aeroderivadas e geradores avançados, que vão mover o gás por dutos com a ajuda de compressores. O equipamento também vai reinjetar CO2 e gás natural de volta ao poço para auxiliar na recuperação do petróleo.

O contrato-Entre os equipamentos, estão 16 turbogeradores compostos de turbinas de gás e geradores elétricos de PGT25+; oito trens turbocompressores dirigidos por turbinas de gás aeroderivadas LM2500 para compressão de CO2; e 32 compressores elétricos motorizados para a exportação de gás e serviços de gas lift, assim como para a reinjeção de CO2 e gás natural. Este contrato também abrange o fornecimento de tecnologias de outros negócios da GE, como GE Power Conversion e GE Power & Water.

O acordo obtido pela GE com a Petrobras inclui ainda assistência técnica para instalação e comissionamento, start-up e serviços, como reparação, atendimento à equipe de engenheiros de manutenção e treinamento ao cliente.

“Este contrato com a Petrobras demonstra a liderança tecnológica da GE em offshore e a nossa capacidade de oferecer soluções para os desafios mais complexos de nossos clientes”, disse João Geraldo Ferreira, presidente e CEO da GE Oil & Gas para a América Latina. “A conquista desse projeto foi resultado da colaboração entre as diversas áreas de negócios da GE, demonstrando a força de integração da companhia.”

Produção local-Dos componentes a serem utilizados nos equipamentos da GE, uma parte será produzida no Brasil. Operações de embalagem, testes, logística e sourcing serão algumas das etapas totalmente executadas no País. As instalações onde serão realizadas essas operações começarão a ser preparadas ainda no início de 2013. A companhia também realizará treinamentos, com carga horária de 9.600 horas/homem, para fornecer as competências necessárias para operar e manter os equipamentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira