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19/01/2013 - 11:49

E-commerce movimenta R$ 24,12 bilhões em 2012, aponta relatório da ABComm

Setor cresce 29% em relação a 2011, e segmentos que mais venderam foram os de roupas, acessórios, cosméticos e eletrodomésticos.

As vendas no comércio eletrônico cresceram 29% em 2012 no Brasil, que movimentou R$ 24,12 bilhões. Os dados são do relatório da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que também leva em conta asy vendas em market places, como Mercado Livre e Rakuten e vendas de conteúdo digital, como e-books, cujas vendas aumentaram 100% em novembro do ano anterior.

Os setores com o público-alvo feminino são os que demonstraram maior crescimento nas vendas, como as categorias de roupas, acessórios, cosméticos e eletrodomésticos. Além disso, o estudo também aponta que nove milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online em 2012.

De acordo com Mauricio Salvador, Presidente da ABComm, o e-commerce brasileiro superou as metas e expectativas para 2012. “Foi um ano muito positivo e importante para o comércio eletrônico. Podemos dizer que os resultados satisfatórios estão aliados ao aumento do consumo na Internet e a entrada de grandes grupos internacionais, como a Amazon, que trouxe oxigênio para o mercado”, ressalta Mauricio.

Para 2013, a expectativa está no aumento do consumo de bens digitais, tais como e-books, músicas e filmes “on demand”. “O consumidor brasileiro está se aculturando em pagar por esse tipo de produto. O crescimento nas vendas de tablets e smartphones ajuda ainda nessa evolução”, diz Salvador.

A tendência é que a competitividade continue aumentando e que grandes varejistas brasileiros que não contam com uma loja online inaugurem uma em 2013, além dos investimentos de players internacionais no país, que devem continuar ao longo do ano.

“As expectativas continuam em alta. O consumidor brasileiro está mais confiante pra comprar pela Internet. As novas gerações que agora entram no mercado de trabalho, já nasceram em tempos de internet. Os investimentos estrangeiros não estão vindo apenas na forma de capital, mas também como tecnologia e conhecimento”, completa Mauricio Salvador.

ABComm-Criada no segundo semestre de 2012, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) surgiu para fomentar o setor de e-commerce com informações relevantes, além de contribuir com seu crescimento no país. A Associação reúne representantes de lojas virtuais e prestadores de serviços nas áreas de tecnologia da informação, mídia e meios de pagamento, atuando frente às instituições governamentais, em prol da evolução do setor. Contando com mais de mil associados, a entidade sem fins lucrativos é presidida por Maurício Salvador e conta com diretorias específicas criadas para fomentar todo o setor, são elas: Novos Negócios; Relações Governamentais; Mídias Digitais; Relações Internacionais; Meios de Pagamento; Capacitação; Desenvolvimento Tecnológico; Empreendedorismo e Startups; Jurídica; Métricas e Inteligência de Mercado; Crimes Eletrônicos; e Marketing. [www.abcomm.com.br].

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