Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2013 - 12:54

Fique atento ao entrar e sair de casa

Cuidados podem frustrar ações de criminosos que procuram vítimas vulneráveis.

Notícias sobre assaltos em torno de residências e condomínios revelam a vulnerabilidade de algumas regiões e a necessidade de maiores controles e aparatos de segurança, bem como maior presença da segurança pública por meio de rondas, que possam inibir ações criminosas. Entretanto, nem sempre esses recursos são suficientes.

Algumas medidas simples de precaução podem ser úteis. “Ao chegar ou sair de casa, é preciso redobrar a atenção, pois são ocasiões propícias a assaltos e sequestros”, alerta o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sesvesp), José Adir Loiola.

A seguir o Sesvesp apresenta um roteiro de recomendações para que os cidadãos possam se proteger e proteger o seu patrimônio: .Jamais posicione o veículo diretamente para entrar na sua garagem. Antes de fazê-lo, examine bem as imediações, se necessário passe em frente ao seu portão e constate que não haja pessoas ou veículos suspeitos. Se houver, pare à distância segura e observe o comportamento dos suspeitos. Caso persista dúvida, telefone também para a residência e cheque se está tudo bem com seus familiares, alertando-os sobre a situação.

. Dê preferência para portões de garagem automáticos, com controle remoto, que evitam ter de descer do veículo na chegada ou saída da residência.

. Nunca deixe seu veículo ligado ou com as chaves no contato se precisar descer para abrir o portão da residência. Esse é um momento propício para um marginal assaltá-lo e apoderar-se do seu veículo.

.Se, no trânsito, perceber que está sendo seguido por outro veículo, não vá para sua casa. Procure agir com naturalidade e dirija-se para vias de grande movimento, onde será muito mais difícil a perseguição e bem mais fácil localizar uma viatura da polícia.

.Habitue-se a telefonar para sua casa sempre que estiver chegando e combine com seus familiares palavras-código que possam identificar qualquer problema que esteja ocorrendo.

.Se possuir cão de guarda, na abertura do portão para a entrada ou saída do veículo, peça para que uma pessoa da família o acompanhe, junto com o cão. Cães, mesmo os não ferozes, sempre intimidam um possível agressor.

. Se estiver chegando em casa de carro e a rua for deserta, especialmente à noite, e perceber alguém pedindo auxilio à frente ou sentir que seu pneu furou, não pare! Buzine, acelere o carro, tente se livrar dos obstáculos e procure fugir, mesmo com o risco de danificar o veículo.

.Depois disso, e quando sentir-se em segurança, avise a policia. Se perceber que está sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade, tente uma ação evasiva, busque um posto policial e peça ajuda.

.Se estiver a pé, não facilite o acesso de estranhos, mesmo que não esteja carregando dinheiro ou valores. Procure variar sempre o caminho para chegar em casa.

.Quem utiliza transporte coletivo deve procurar os pontos com maior movimento, de preferência aqueles localizados à porta de estabelecimentos comerciais, tanto para embarcar como para desembarcar.

Sesvesp – Fundado em 1988, trabalha como entidade sindical que congrega e representa as empresas de segurança privada, segurança eletrônica e dos cursos de formação e aperfeiçoamento de vigilantes no Estado de São Paulo. Trabalha para coibir a prestação de serviços por empresas informais, que somam cerca de um terço do total de companhias do segmento. Luta, também, para que seja aprovado o Estatuto da Segurança Privada, em tramitação no Congresso Nacional, qualificando como crime a contratação de serviço de segurança privada clandestina, além da utilização de vigilantes sem treinamento e registro na Polícia Federal, que é o órgão público responsável pelo controle da segurança privada no Brasil.[ www.sesvesp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira