Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2013 - 12:59

Votorantim Cimentos otimiza distribuição de 90 mil toneladas de cimento diariamente

Como o software desenvolvido pela Gapso ajudou a empresa a lidar com a complexidade de suas operações produtivas e logísticas.

Distribuir um volume de 90 mil toneladas de cimento entre uma complexa malha que se estende por praticamente toda a extensão territorial brasileira é um desafio diário da Votorantim Cimentos. Há 76 anos no mercado, a empresa é líder nacional com 40% de participação na produção brasileira de cimentos e uma das dez maiores empresas produtoras desse produto no mundo.

Com uma produção de mais de 15 tipos de cimentos entre ensacados e granéis, estruturada em 31 fábricas operadas por cerca de 9 mil funcionários, 45 centros de distribuição e seis unidades portuárias, totalizando 10 mil rotas e mais de 500 zonas logísticas, a Votorantim Cimentos buscava uma ferramenta que pudesse auxiliar no planejamento a curto e médio prazo de suas operações de produção e logística. “Deparávamo-nos sempre com o mesmo dilema: qual a melhor maneira de planejar e ter estoque disponível para entregar o produto e atender à demanda e, ao mesmo tempo, equilibrar a capacidade de produção, já que os estoques são limitados e o armazenamento tem um custo alto”, explica Eduardo Botelho Lotti, gerente de planejamento logístico da Votorantim Cimentos.

Diante desse complexo cenário, a companhia precisava de uma solução que fosse desenhada e customizada para se moldar a determinadas necessidades e especificidades e que planejasse em quatro níveis: produção, transporte, blending e tributário. A escolha pela Gapso, empresa especializada no desenvolvimento de software de supply chain planning focada em sistemas corporativos para planejamento analítico de alta qualidade, foi feita considerando o maior custo benefício oferecido dentre as concorrentes analisadas.

Após um mês de total imersão no cotidiano operacional da Votorantim, a Gapso iniciou em junho de 2011 o desenvolvimento do Otimizador da Malha Logística (OML), um software capaz de apoiar a decisão e otimizar o planejamento, considerando um contexto macro - definindo o que produzir e como atender e distribuir o produto da melhor forma possível e com o menor custo – e micro – apresentando a melhor maneira de produzir em todas as fábricas para se alcançar o maior volume de produção.

“Nosso desafio era contemplar as particularidades, atender à questão tributária e conseguir modelar o sistema o máximo possível para que ele fosse de encontro aos objetivos da Votorantim”, esclarece Matheus Silva, gerente de projetos da Gapso responsável pelo desenvolvimento do OML. “A ferramenta precisava ser rápida e flexível e o OML consegue oferecer uma solução para um problema específico em 20 minutos, o que é muito rápido considerando a complexidade das operações”, acrescenta.

Atualmente, a solução se encontra na fase de implementação, estabilização e análise de desempenho. “Hoje conseguimos vislumbrar qual é o atendimento ideal para uma determinada demanda, e antes não tínhamos essa visão global e local conjuntas tão apuradas. Isso nos resultou em um ganho de 20 a 30% na velocidade de replanejamento. Esperamos capturar os ganhos de forma qualitativa e quantitativa dentro de dois a três meses”, afirma Eduardo Botelho Lotti.

Perfil-A Gapso é uma empresa especializada no desenvolvimento de software de Supply Chain Planning focada em sistemas corporativos para planejamento analítico de alta qualidade. Flexíveis e amigáveis, as ferramentas da Gapso incorporam a realidade da operação de cada cliente para fornecer planejamentos aderentes às complexas atividades de produção e logística em questão. Dessa maneira, os recursos envolvidos podem ser explorados em todo o seu potencial, aumentando a eficiência das operações e a rentabilidade da empresa. Entre os clientes da companhia estão grandes empresas como Petrobras, Suzano, Votorantim Cimentos, MRS Logística, V & M do BRASIL, Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), Fibria, CEMIG, dentre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira