Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2013 - 12:59

Carnaval de rua terá novidades em 2013


Empresa responsável pelo evento garante maior quantidade de banheiros químicos.

A Secretaria municipal de Turismo anunciou no dia 16 de janeiro (quarta-feira), novidades para o carnaval de rua deste ano, entre elas a colocação de 1.500 banheiros químicos a mais que em 2012. No total, serão 16.200 unidades ( 8.500 banheiros itinerantes e 7.770 em contêineres). Mas, segundo o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, apenas o investimento em infraestrutura não basta, é preciso que o cidadão respeite o patrimônio público: - Daremos mais infraestrutura ao folião, mas o que a gente pede é para que as pessoas se comprometam com a cidade e tenham mais educação. Fazemos uma campanha constante pelo uso dos banheiros químicos e para que evitem degradar nossos canteiros e monumentos, que terão o cercamento intensificado durante o carnaval. Esperamos que as pessoas tenham ainda mais consciência este ano, caso contrário poderão ser encaminhadas à delegacia por agentes da Secretaria de Ordem Pública que estarão fiscalizando a festa nos blocos.

Houve mudanças na disposição de blocos ao redor da cidade. A Zona Norte, por exemplo, terá 91 blocos, 44% a mais que no ano passado (63). Segundo o secretário, esse acréscimo é resultante do esforço da prefeitura para democratizar os blocos em toda a cidade: - Isso é o mais interessante nessa mudança toda. O grande investimento da prefeitura foi justamente esse, fazer com que o carnaval também crescesse em outras áreas da cidade, onde o carnaval de rua sempre foi tradição. Teremos também uma grande novidade para este ano na Zona Sul: três blocos que já desfilavam na Rocinha buscaram a regularização e solicitaram a autorização da Riotur, e este ano desfilarão pela primeira vez com a mesma infraestrutura que os demais blocos do Rio.

Ao lado de representantes da Ambev, empresa patrocinadora do evento, e do cartunista Ziraldo – que criou a lata promocional do evento – Antonio Pedro Figueira de Mello apresentou ainda o projeto de organização e infraestrutura para o Carnaval de Rua 2013, pela quarta vez consecutiva desenvolvido pela Dream Factory.

Com realização da Prefeitura do Rio e patrocínio oficial da Ambev, através da Antarctica, a ação planejada pela Dream Factory terá 28 dias dedicados à folia de rua, cujo tema é “Carnaval do Rio: cada vez melhor”. As ações incluem a organização do trânsito (com controladores de tráfego), 200 cones de 75 cm e outros 50 de sinalização, oito veículos que darão suporte à Secretaria municipal de Ordem Pública; 75 faixas indicativas, 350 galhardetes de sinalização de trânsito e três painéis de LED; a presença de uma UTI Móvel em cada bloco e a distribuição de informativos para os foliões, além do aumento do número de banheiros químicos.

Para Antonio Pedro, a parceria entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental para o sucesso do carnaval de rua do Rio:- O apoio dessas empresas nos possibilita botar os serviços públicos na rua e garantir aos foliões um carnaval animado, organizado e seguro. Nos dias de hoje, por exemplo, a população tem amplo conhecimento das interdições, bloqueios, esquemas de limpeza e operações de ordem pública.

Para o carnaval de rua deste ano, 492 blocos foram cadastrados pela Riotur e vão desfilar em sete regiões da cidade: 148 (Zona Sul); 47 (Barra da Tijuca); 37 (Zona Oeste); 25 (Ilha); 87 (Centro); 91 (Zona Norte); e 57 (Grande Tijuca). A listagem dos blocos e a programação do carnaval de rua está disponível no site [http://www.rioguiaoficial.com.br].

.[As inscrições para credenciamento de ambulantes acontecem nos dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro , das 8h às 17h, na Vila Olímpica da Gamboa (Rua União, s/n, Gamboa)] |.Flávia David.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira