Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2013 - 13:04

BNDES e Finep divulgam resultado do primeiro edital do Inova Petro

Programa de fomento a projetos inovadores na cadeia de fornecedores de petróleo e gás aprovou 31 propostas para a próxima etapa.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Finep encerraram a etapa de avaliação das Cartas de Manifestação de Interesse do 1º Edital de Chamada Pública do Inova Petro, programa de fomento a projetos de inovação na cadeia de fornecedores de bens e serviços do setor de petróleo e gás.

De acordo com comunicado do banco, as instituições receberam 62 projetos de 38 empresas, que correspondem a uma demanda por recursos de R$ 2,8 bilhões. Do total de propostas recebidas, 31 projetos de 20 empresas foram aprovados para a próxima etapa do programa, criado a partir de uma ação conjunta do BNDES e da Finep, com o apoio técnico da Petrobras, e orçamento de R$ 3 bilhões.

Nessa nova fase, os selecionados apresentarão seus Planos de Negócios de Inovação com maior detalhamento dos projetos de desenvolvimento das tecnologias destacadas no 1º Edital de Chamada Pública, realizado em 2012, todas elas ligadas às atividades de Exploração e Produção offshore de Petróleo e Gás Natural do Pré-Sal. O programa terá vigência até 2017.

Dentre as linhas temáticas da primeira chamada pública, o foco em tecnologias de processamento de superfície (topside) foi o que obteve maior número de projetos aprovados, 15, para a fase de Planos de Negócios. Em seguida vieram os projetos com foco em tecnologias submarinas (subsea), com 11 selecionados, seguido de outro com foco em tecnologias aplicadas a poços (downhole), com cinco projetos. As equipes do BNDES e da Finep responsáveis pelo Inova Petro consideram bastante positiva a qualidade dos projetos e a demanda por recursos no primeiro edital. O programa prevê o lançamento de editais sucessivos, identificando novos focos e novas tecnologias nas três linhas temáticas, que serão desenvolvidas por projetos inovadores de empresas da cadeia de fornecedores de bens e serviços para o setor de petróleo e gás.

As empresas não selecionadas e as demais fornecedoras de bens e serviços do setor devem estar atentas às oportunidades que serão oferecidas nos próximos editais, uma vez que apresentaram projetos de qualidade, mas que não foram selecionados, em sua maioria, por falta de aderência aos temas identificados no primeiro edital.

O Inova Petro apoiará as empresas por meio de diversos instrumentos, como financiamento, subvenção econômica para instituições científica e tecnológica (ICT) e empresas e participação acionária.

.[ Mais informações sobre as empresas selecionadas estão no seguinte endereço: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Inovacao/inovapetro.html#resultado].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira