Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2013 - 07:08

Embaixador da Venezuela participa de encontro entre Lula e intelectuais sul-americanos

Promovida pelo Instituto Lula, atividade debateu desenvolvimento e integração regional.

O embaixador da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz, participou no dia 21 de janeiro (segunda-feira), de um encontro entre o ex-presidente Lula e intelectuais de 8 países sul-americanos. A atividade, promovida pelo Instituto Lula, debateu sobre os caminhos para o desenvolvimento e a integração da América Latina, com o objetivo de identificar uma agenda prática de reflexão e ação sobre o tema.

Para o embaixador, atividades como essa mostram que a América Latina vive hoje um novo momento, a partir da eleição de governos progressistas com vontade política de integração com os países vizinhos e não somente com os países do norte. “O Brasil converteu-se em um parceiro importante da Venezuela desde que o presidente Lula chegou ao poder, em 2003. Por trás do sucesso da relação bilateral entre os dois países está a relação política e de amizade entre Lula e Chávez, que agora continua com a presidente Dilma Rousseff”, afirmou o diplomata. Além de uma relação comercial exitosa, com um aumento de 300% do intercâmbio comercial nos últimos 14 anos, Brasil e Venezuela mantêm projetos de cooperação em áreas como habitação e produção agrícola.

Na abertura do encontro, Lula afirmou que reunir os pensadores da América Latina para construir uma espécie de doutrina sobre a integração era um desejo que tinha há muito tempo. “Queremos aprender com vocês, saber o que vocês estão pensando sobre esse tema na academia (…) para que sejam criados instrumentos para avançar na integração”, afirmou. O ex-presidente ainda ressaltou que é preciso inserir os movimentos sociais, os partidos políticos e os intelectuais no debate para que a integração não ocorra somente do ponto de vista econômico.

O Instituto Lula vai apresentar o resultado dos debates para os governos nacionais, instituições multilaterais e outros atores econômicos, políticos e sociais da América Latina. O evento, restrito para convidados, aconteceu no Hotel Gran Mercure, em São Paulo.

Além do embaixador, outra convidada venezuelana foi Ana Maria Sanjuan, da Universidad Central de Venezuela. O cientista político, Emir Sader, o ministro Celso Amorim, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, e a professora da Universidade de S.Paulo, Marilena Chauí, foram alguns dos intelectuais brasileiros convidados para o debate.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira