Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2007 - 17:09

Em 2008, aumentos por mérito serão superiores na Ásia e América Latina

Funcionários nos Estados Unidos e Europa terão aumentos inferiores.

Os aumentos por mérito para funcionários na Ásia-Pacífico e América Latina continuarão a superar os dos trabalhadores americanos e europeus. É o que diz relatório produzido pela Watson Wyatt Worldwide, empresa global líder em consultoria, em parceria com a WorldatWork, associação de profissionais de recursos humanos.

Com um universo de 946 empresas, a pesquisa concluiu que enquanto colaboradores em todo o mundo devem esperar os mesmos níveis de aumentos por mérito que os recebidos em 2007, os trabalhadores de regiões em desenvolvimento ganharão uma porção maior. A expectativa é que os incrementos salariais baseados em mérito sejam, em média, de 5% na Ásia-Pacífico, 4,5% na América Latina, 3,6% nos Estados Unidos e 3% na Europa no próximo ano, para uma média global de 4%.

Aumentos salariais médios por mérito (%) - Orçamentos diferem por região

Ásia-Pacífico | Europa | América Latina | Estados Unidos | Média Global

2007: 5.0 | 3.0 | 4.5 | 3.6 | 3.9

2008 (planejado): 5.0 | 3.0 | 4.5 | 3.6 | 4.0

“Com um mercado global tão competitivo por talento, é difícil prever uma pressão para reduzir os níveis de incrementos a curto prazo”, considerou Laura Sejen, diretora global de Strategic Rewards da Watson Wyatt. “O desafio para atrair e reter funcionários qualificados permanece especialmente sério na Ásia-Pacífico e América Latina, onde o rápido crescimento econômico, a alta rotatividade e a expectativa de promoção freqüente mantêm o crescimento mais acelerado nos níveis de remuneração.”

Refletindo a pressão dos mercados de trabalho, os empregadores reservam parte do orçamento para os ajustes de mercado. Assim, enquanto na Ásia-Pacífico é reservado 3% da folha de pagamento para tais ajustes, na América Latina e na Europa esse número é de 2%. Já, nos Estados Unidos os orçamentos permanecerão menores, com uma projeção de 0,7% para 2008.

Por outro lado, as empresas em todo o mundo estão mais preocupadas em recompensar funcionários de alto desempenho com remuneração variável (bônus ou outros mecanismos) do que aumentar o salário base por meio de aumentos por mérito ou ajustes de mercado. Ao mesmo tempo em que as organizações aumentam o número de funcionários elegíveis aos programas de remuneração variável, os objetivos se tornam mais difíceis de serem alcançados.

Mais da metade (51%) das empresas espera aumentar suas metas financeiras no ano que vem. Vinte e quatro por cento na Ásia-Pacífico, 18% na América Latina e 17% na Europa reportaram estar incrementando a elegibilidade nos programas de remuneração variável. Nos Estados Unidos, apenas 10% reportaram aumento desta cobertura.

A Watson Wyatt Worldwide - Watson Wyatt é o parceiro das organizações líderes do mercado global em assuntos financeiros e de capital humano. Seus serviços globais incluem: gestão do custo e da eficácia dos programas de benefícios para empregados; desenho de estratégias de atração e retenção que criam vantagem competitiva; consultoria estratégica e financeira para companhias de seguros e de serviços financeiros; assessoria para definir melhores estratégias de investimentos para fundos de pensão e outras instituições; e prestação de serviços tecnológicos de terceirização e de sistemas de informações relacionados a estas atividades. A Watson Wyatt possui 7 mil associados em 31 países e seu site de internet é: www.watsonwyatt.com.

Pefil da WorldatWork - A WorldatWork (www.worldatwork.org) é uma associação internacional de profissionais de recursos humanos e líderes de negócio focada em atrair, motivar e reter funcionários. Fundada em 1955, a WorldatWork dispõe de profissionais com conhecimento para efetivamente planejar e implementar estratégias e práticas de compensação total – remuneração, benefícios, qualidade de vida, desempenho e reconhecimento, desenvolvimento e oportunidades na carreira. A WorldatWork apóia os seus 30 mil membros e clientes em 75 países com liderança de pensamento, treinamento, publicações, pesquisas e certificações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira