Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2013 - 08:13

Visita ao sertão: EMATER vai priorizar produção sustentável

A diretora presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas (EMATER), Inês Pacheco, participou junto ao governador Teotonio Vilela Filho da visita ao Sertão alagoano, na última sexta-feira. A região sofre uma dos períodos mais longos de estiagem dos últimos 30 anos e uma das maiores dificuldades, além do acesso a água, está ligada a alimentação dos animais.

De acordo com Inês Pacheco, a orientação para os técnicos de Assistência e Extensão Rural da EMATER será dar prioridade as culturas sustentáveis, direcionadas principalmente à alimentação animal. A EMATER junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai orientar a aplicação de crédito de até R$ 15 mil, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para as culturas estratégicas, principalmente de convivência com a seca.

“Precisamos direcionar a aquisição de crédito por parte dos agricultores para culturas como a palma forrageira, sorgo e milho. As medidas para facilitar o acesso à água já estão em andamento, para alimentação animal como o bagaço de cana também, porém temos que pensar no futuro. A cultura da palma forrageira, por exemplo, é estratégica para região independente do período de estiagem prolongada”, destacou.

Em Poço das Trincheiras, cerca de três mil famílias de agricultores familiares, foram beneficiadas com a limpeza de seis barragens e barreiros, que estão prontos para receber água da chuva. A ação é uma parceria do governo municipal com a Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri). Na viagem pelo Sertão, Teotonio Vilela, reafirmou que o Governo do Estado está trabalhando.

“O sertanejo não está só. Levamos todos os gestores envolvidos nas ações de convivência com a seca para uma prestação de contas. Estamos trabalhando em várias frentes, como a recuperação de nascentes, ampliação das adutoras, orientação dos produtores, isso significa muito trabalho e mostra nossa preocupação com os mais de 44 mil sertanejos”, reforçou Vilela. [www.emater.al.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira