Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2013 - 08:13

Daniela Mariuzzo assume gerência de Sustentabilidade da Monsanto do Brasil

Daniela Mariuzzo é a nova gerente de Sustentabilidade da Monsanto do Brasil. Engenheira de alimentos de formação, Daniela desenvolveu e implementou, nos últimos seis anos, as políticas de sustentabilidade do Rabobank, principal banco de fomento agrícola do mundo.. Faz parte do escopo de trabalho dessa gerência, ligada à área de Assuntos Corporativos, a manutenção dos compromissos de sustentabilidade globais e locais firmados pela Monsanto do Brasil, a gestão do relacionamento com as comunidades e organizações não governamentais, com enfoque nos projetos de investimento social, o maior engajamento com stakeholders e a gestão da sustentabilidade nas operações internas da empresa, desde planejamento dos projetos de voluntariado até o mapamento das emissões de carbono e otimização do uso de recursos naturais.

Daniela Mariuzzo traz para a Monsanto 13 anos de experiência com produtores rurais brasileiros, propondo a eles soluções práticas para os desafios de manter seus negócios sustentáveis. “Instituímos a gerência de sustentabilidade em 2007 com o objetivo de concentrar esforços para tornar a agricultura uma atividade cada vez mais sustentável. Nesses últimos cinco anos, avançamos muito nessa direção e com a chegada da Daniela ao nosso time avançaremos ainda mais, tendo como foco o nosso compromisso de dobrar a produtividade de grãos até 2030, reduzir em 1/3 o uso de recursos naturais no mesmo período, além de melhorar a vida dos agricultores e dos que dependem deles”, afirma Rodrigo Almeida, Diretor de Assuntos Corporativos no Brasil.

Engenheira de Alimentos, com mestrado em Química de Alimentos, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado na área de biorremediação, pela Unicamp e Universidade de Barcelona (Espanha), Daniela Mariuzzo se especializou em Gestão Ambiental na Alemanha em 1999. A partir do ano seguinte, com a consultoria Ecolog, auxiliou produtores rurais em várias regiões do Brasil na adequação socioambiental de suas propriedades, utilizando para isso os conceitos de gestão de protocolos internacionais como ISO 14000, SA 8000 e GlobalGAP. A partir de 2006, Daniela atuou como gerente de Responsabilidade Socioambiental Corporativa do Rabobank Brasil, período no qual, entre outras atividades, coordenou o lançamento do Manual de Boas Práticas Socioambientais para os agricultores brasileiros e criou os Dias de Campo de Sustentabilidade nas principais regiões de produção agrícola do país. Ainda como gerente no banco, apoiou o Rabobank International para a disseminação das políticas de sustentabilidade na Ásia (Indonésia, Índia, Hong Kong, Shangai, Cingapura), Austrália e Nova Zelândia, EUA, México, Argentina e também na Holanda, sede da instituição financeira. Também participou de mesas redondas de commodities responsáveis, como RTRS, RSPO, Bonsucro, e foi uma das criadoras do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável, juntamente com IFC, WWF e TNC.

“Desde a criação da área de Sustentabilidade no Brasil, a Monsanto concentrou esforços especialmente no estabelecimento de parcerias externas e na sensibilização e engajamento dos funcionários. Por isso, nesse primeiro momento, pretendo focar na gestão estratégica da área e no planejamento da linha de trabalho que devemos seguir nos próximos anos para que a sustentabilidade esteja cada vez mais integrada ao negócio da empresa e mais próxima dos produtores rurais. É na propriedade rural que estão todas as soluções que a nossa humanidade precisa para enfrentar os principais dilemas deste século: alimentos, biocombustíveis, biodiversidade, equilíbrio climático e valorização das comunidades do campo”, afirma Daniela Mariuzzo.

Nos últimos cinco anos, a Monsanto investiu mais de US$ 12 milhões em projetos socioambientais no Brasil. Seu forte compromisso social e ambiental é reconhecido em pesquisas como a realizada pela revista IstoÉ Dinheiro, que a elegeu uma das “50 Empresas do Bem”. Por três anos consecutivos, a companhia também é listada entre “As empresas mais sustentáveis segundo a mídia”, ranking elaborado pela revista Imprensa, a partir de levantamento que aponta as empresas mais presentes no noticiário nacional de maneira positiva em temas como sustentabilidade, responsabilidade social, meio ambiente, recursos humanos e transparência.

Monsanto-Presente há 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.500 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.

A Monsanto faturou R$ 2,8 bilhões no Brasil em 2011 produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologia Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro de 2008 passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis. [www.monsanto.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira