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23/01/2013 - 06:35

Bosch incentiva o check-up automotivo de Carnaval

Manutenção preventiva garante segurança, bom funcionamento do veículo e preservação do meio ambiente.A escolha de uma boa oficina mecânica é essencial.

O carnaval, feriado tão aguardado, está chegando e a viajem planejada há meses vai sair do papel. Mas, para que este momento não se torne uma grande dor de cabeça, é indispensável fazer um check-up geral no carro. Em congestionamentos, longos percursos, trechos de serra, o que seria um pequeno descuido de manutenção pode se transformar em um grande acidente.

Por isso, antes da folia ou do descanso longe de casa, o motorista precisa realizar algumas checagens de segurança, que vão desde o nível do combustível até as revisões periódicas. O estado dos pneus e do estepe, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição, além da bateria são alguns itens que devem ser vistos antes de pegar a estrada.

Outro item importante é a oficina mecânica que vai auxiliar o motorista nesse serviço. "Hoje o mercado disponibiliza equipamentos de alta tecnologia, capazes de fornecer diagnósticos precisos das falhas e reparos que o veículo necessita", afirma Daniel Lovizaro, Chefe de Assistencia Técnica da Divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.

Com isso, além de bons mecânicos as oficinas devem contar com equipamentos de teste e de diagnose capazes de fazer uma análise completa de todo o sistema eletrônico do veículo. "Por isso, o condutor deve se atentar e procurar uma oficina de confiança e preparada para realizar um trabalho seguro e com qualidade", ressalta Lovizaro.

A Rede Bosch Service, que conta com mais de 1500 oficinas credenciadas em todo território nacional, apoia e incentiva a manutenção preventi va como forma de garantir a segurança, o bom funcionamento do veículo e a preservação do meio ambiente. E para ajudar na viagem de férias, a rede chama atenção para o check-up nos itens abaixo.

Palhetas: A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta ou rasgada.

Na hora da substituição, é importante verificar a condição do motor do limpador, se o esguicho está desobstruído e corretamente posicionado e ainda conferir as condições do braço limpador. Para mantê-las em boas condições, limpe as lâminas de borracha somente com um pano umedecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos.

Filtros: Quando em bom estado de conservação os filtros de óleo, ar e combustível ajudam a reduzir o consumo de combustíve l e o nível de emissão de poluentes. Já os filtros de cabine purificam o ar que circula internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas de pó e contaminantes do ar do ar aspirado da atmosfera.

É importante realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros, evitando danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo.

Velas: Abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos.Troquess de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e of icinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo.

Cabos: Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor.

Um cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador. Os cabos devem ser testados e revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição.

Sonda Lambda: Componente do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento.

Em perfeitas condições, emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar maior potência ao motor; proteção ao meio ambiente e maior vida útil do catalisador.

A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade. Mas, para garantir seu bom funcionamento, é necessário uma revisão a cada 30 mil km. Uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência.

Freios: A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os componentes do sistema de freio. Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema.

Na hora de substituir o fluido de freio é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança.

Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades.

Correias Sincronizadoras: A principal função desta peça, também conhecida como correia dentada, é proporcionar o sincronismo de movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor.

Quando a correia quebra há interrupção neste sincronismo, o que provoca parada total do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor. Na maioria das vezes, os custos para este reparo são superiores do que o valor de um a substituição de correia realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma avaliação visual a cada dez mil quilômetros.

É recomendável realizar a troca da correia ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. É importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma. [www.boschservice.com.br].

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