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24/01/2013 - 09:05

O que Hollywood tem a ver com o Brasil – e com você

A produção cinematográfica desenvolveu-se e vem se modernizando cada vez mais com o advento da computação gráfica e sua tecnologia. Esta realidade é fruto principalmente do alto nível de realismo que nos faz acreditar naquilo que estamos assistindo, aprimorando assim a arte de contar histórias – o que comprova que nessa indústria a tecnologia tem se tornado essencial.

Em tempos em que as atenções estão voltadas para a premiação do Oscar, é importante refletir que, muito além do enredo, a concepção e o sucesso, uma produção cinematográfica está - de alguma forma - ligada às indústrias da engenharia, design, broadcast e publicidade. E tudo está acontecendo no Brasil!

No país, a indústria do cinema vem crescendo. De acordo com a Ancine, agência Nacional do Cinema e Audiovisual e o Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual, o número de títulos nacionais triplicou desde 2002 até 2011 passando de 29 a 99 enquanto que a renda total de filmes nacionais quadriplicou no mesmo período.

Mas não é só no cinema brasileiro que a tecnologia de Hollywood pode ser encontrada. Os softwares utilizados para construir cenários e projetar cidades virtuais e imaginárias na sétima arte são os mesmos que engenheiros e arquitetos usam para construir pontes, estradas e toda a infraestrutura urbana utilizada pelos brasileiros.

A arquitetura, quando permite a visualização 3D fotorealística, interfere diretamente no momento de tomada de decisão do consumidor. Com imagens realísticas geradas por computadores, o cliente pode navegar virtualmente pelo empreendimento que irá comprar e ter uma experiência de compra nunca antes imaginada.

Faz parte da rotina de estúdios de design a necessidade de design e renders (finalização e geração de imagens pelo computador a partir de um software) realísticos para a divulgação de um produto. Com métodos digitais e colaborativos, o design de um produto pode ser concebido digitalmente passando por simulações e testes de formas. Com a tecnologia de impressoras 3D é possível até mesmo a impressão de protótipos e testes de ergonomia reais aumentando a precisão do design gerando economia e rapidez no processo.

Mesmo quando produtos são desenvolvidos utilizando métodos manuais, é possível sua digitalização através de processos digitais como a estereoscopia, gerando uma modelagem tridimensional digital automaticamente sem prévio conhecimento de software 3D, podendo ser o modelo gerado compartilhado, modificado ou editado, facilitando o estudo de cores, luzes e aplicações em diferentes ambientes.

Outro método que foi muito utilizado por filmes de animação 3D é o scaneamento a laser de personagens modelados em argila com o intuito de não perder a criatividade artística de designers de personagens que utilizam métodos de criação não digitais.

A publicidade brasileira adotou intensivamente o uso de tecnologia dos filmes de Hollywood. Desde a criação de mascotes em três dimensões que ganharam vida nas propagandas como o uso de software de edição, finalização para efeitos especiais, correção de cores e edição. Diversas produções publicitárias usam motion capture (tecnologia de captura de movimento real aplicado em um personagem 3D) para dar realismo aos personagens e técnicas de animação e render de última geração para ter destaque num mercado tão competitivo como o da publicidade. A evolução das propagandas é nítida e cada vez mais o uso da tecnologia se estende a outras mídias interativas como internet, games e mobile.

Os games são praticamente uma extensão interativa dos filmes e atualmente podem ter orçamentos ainda maiores que seu próprio título no cinema. Esta indústria de alta tecnologia ultiliza recursos computacionais como a inteligência artificial, a mesma empregada em simulação de multidão numa cena épica de batalha, programação, recursos tridimensionais como modelagem, cores, ambientes virtais, animação e render adpatados para os limites da capacidade de hardware dos consoles. Até mesmo os conhecidos casual games (expressão conhecida por jogos casuais, ou seja, jogos com intenção de serem jogados rapidamente pelo usuário, sem grande complexidade), beneficia-se do uso de tecnologia 3D para a geração de animação dos personagens e cenários.

A tecnologia – mesmo a mais elaborada e extraordinária - está mais acessível nas empresas e escolas formadoras de profissionais. E é isso que justifica o título deste artigo. O arquiteto, engenheiro ou publicitário que você admira provavelmente está usando a tecnologia dos filmes de Hollywood. A mágica das telas está disponível na vida real – para que possamos usufruir dela da forma mais realista possível.

.Por: Rodrigo Assaf, Especialista Técnico de Media & Entertainment da Autodesk, MSc. Ciências da Computação pela UFSCar|[email protected].

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