Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2013 - 09:05

Investimentos na educação e treinamento empresarial das mulheres podem impulsionar as economias da América Latina e Caribe

Investir no desenvolvimento educacional de segmentos da população latino-americana que nem sempre são tão bem atendidos – especialmente o das mulheres – não é só uma decisão empresarial estratégica, mas também uma forma de alimentar o motor econômico da região. Segundo relatório da Goldman Sachs, a igualdade entre os gêneros pode ajudar a reduzir a pobreza em países com populações jovens, aumentar o crescimento econômico e elevar o padrão de vida nacional1 .

Esse e outros estudos similares mostram que as mulheres têm uma influência enorme na saúde econômica de suas comunidades. Quando devidamente treinadas, podem se destacar na força de trabalho e contribuir positivamente para o desenvolvimento econômico de seu país. Isso é especialmente importante nos países em desenvolvimento da América Latina, onde muitas famílias carentes dependem da renda da mãe para sobreviver.

Dados de uma pesquisa empresarial do Banco Mundial [World Bank Enterprise Survey Data] apontam que 35% das pequenas e médias empresas da América Latina pertencem a mulheres ² que precisam ter mais acesso às ferramentas necessárias para seu sucesso no mercado de trabalho local e global.

A FedEx Express abraçou essa causa e elegeu, como uma de suas prioridades, a realização de treinamentos e o incentivo aos investimentos privados para fortalecer o poder feminino nas comunidades. Por meio de um estudo encomendado sobre as mulheres empreendedoras e as executivas latino-americanas, a FedEx Express reafirmou a necessidade de treinamentos, para as mulheres com negócios próprios, que fossem voltados ao mundo real e o apoio da iniciativa privada. Além disso, lançou em maio passado, uma aliança com a Vital Voices, a principal organização não governamental internacional voltada ao treinamento e mentoria de lideranças femininas emergentes.

Através de workshops, sessões de mentoria e seminários realizados nos últimos sete meses, conseguimos atingir mais de 330 mulheres que sentem falta de treinamento e habilidades específicas para terem sucesso com suas pequenas empresas, em países como Guatemala, Nicarágua, Argentina e México. Continuaremos expandindo nossa aliança com a Vital Voices para que mais mulheres em toda a região sejam beneficiadas e para levar mais treinamentos e programas de apoio às empresárias no Brasil e em outros países.

Com um novo ano começando, gostaria de incentivar outras empresas privadas a assumirem compromissos similares com o crescimento educacional e o desenvolvimento das mulheres latino-americanas. As mulheres, suas famílias, nossas empresas e nossas comunidades sentirão os benefícios.

Como presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento gerencia uma organização com mais de 17.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina e ajudou a FedEx Express a tornar-se um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina ao mundo.

. [Fontes: ¹ “Global Economics Paper No: 164;” Goldman Sachs; 4 de março de 2008 | ² “A Business to Call Her Own: Identifying, Analyzing and Overcoming Constraints to Women’s Small Businesses in Latin America and the Caribbean,” Fundo Multilateral de Investimentos; Abril de 2010; Jennifer Powers e Barbara Magnoni].

.Por: Juan N. Cento, presidente regional da divisão América Latina e Caribe da FedEx Express | Perfil: a FedEx Express é a maior empresa de transporte expresso do mundo, fornecendo entrega rápida e confiável para mais de 220 países e territórios. A FedEx Express utiliza uma rede global aérea e terrestre para acelerar a entrega de remessas urgentes com data e horário definido, com garantia de reembolso do valor do frete.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 43 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Consistentemente classificada como uma das mais admiradas e confiáveis empregadoras do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários a permanecerem “absoluta e positivamente” focados na segurança, no mais alto padrão ético e de profissionalismo e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira