Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2013 - 06:54

O caminho para o lucro dos seus investimentos

Rotineiramente, recebo e-mails perguntando como é possível conseguir 3% de juros ao mês precedida da frase: “Tenho R$30.000,00 disponíveis para investir”. Aliás, variações deste questionamento costumam habitar minha caixa de entrada de e-mails. Às vezes o interlocutor diz ter outra quantia disponível, outras vezes escreve perguntando como garantir juros mensais de outra ordem, mas, sem dúvida, este é o questionamento mais recorrente que recebo.

Invariavelmente, respondo 100% dos e-mails que recebo e também pergunto algumas coisas, como o prazo do investimento, se o aporte é único, se o investidor quer garantias a respeito da rentabilidade etc.

E as respostas agradecendo pelo meu retorno mostram algum desconhecimento em relação ao mundo dos investimentos. Isso é compreensível visto que buscam as palavras de um especialista, e por vezes, desespero em solucionar problemas financeiros que atravessam anos de uma vida.

Mas, afinal, é possível conseguir 3% de juros ao mês? E a resposta é . . . sim. Mas há um porém: não há garantia que isso ocorra. E caso ocorra, não será de maneira uniforme, ou seja, 3% desde o primeiro mês de investimento até o último. Isso não ocorrerá.

Para fazer acontecer os 3% de juros ao mês é necessário um conjunto de atitudes e não uma aplicação financeira mágica. Chamo este conjunto de atitudes de princípios de investimento. Os princípios são cinco:

Primeiro invista com congruência e consistência. Isso quer dizer invista uma parte igual de seus ganhos, sempre por um longo período. Este comportamento trará tranquilidade, pois ao contrário do depósito único de uma grande quantia, os pequenos depósitos feitos ao longo do tempo não pesam no orçamento mensal ou anual. Isso diminui a tensão no acompanhamento do desempenho dos investimentos.

Em segundo lugar, reinvista juros e dividendos recebidos. Ao reinvestir os ganhos você potencializará o efeito dos juros compostos. Após um período, você verá que grande parte de seus investimentos não saiu de seu trabalho, ou seja, foram juros ou dividendos reinvestidos.

O terceiro passo é investir em empresas e setores que crescem. Mesmo na renda fixa é preciso investir onde há perspectiva de ascensão. Veja o exemplo da caderneta de poupança: atualmente, há a perspectiva de declínio de seus rendimentos. Não é possível ter os 3% ao mês investindo em algo que tem seu futuro em cheque.

O quarto princípio é a diversificação. Este é um princípio básico, mas que as pessoas gostariam de esquecer. Afinal, sempre perguntam qual é ‘a’ (no singular) melhor aplicação financeira no momento. Devemos ter renda fixa, renda variável e imóveis no portfólio. Quando um vai mal, os demais seguram a rentabilidade. No período de queda de SELIC, alguns clientes realizaram mais de 30% de lucro em 12 meses de aplicação no Tesouro Direto.

E em quinto lugar, mantenha-se atualizado e atuante. Este princípio fecha o ciclo dos comportamentos necessários e fundamentais para alcançar os 3% ao mês.

O mundo das finanças, as condições econômicas e as necessidades pessoais mudam. Por isso, a atualização deve ser constante, seja por reportagens ou por meio de cursos de educação financeira. Mas, além da atualização, é preciso agir, é preciso que você tenha atitude de colocar seu dinheiro para trabalhar e acompanhar este trabalho corrigindo os rumos quando, e somente quando, isso for necessário. Lembre-se, não há aplicação financeira que dure para sempre, mesmo que dure uma vida.

Seguindo estes princípios você não terá os 3% ao mês de forma linear, e ainda assim pode não ter os 3% ao mês, mesmo após um longo período. No entanto, após alguns anos de investimento você poderá olhar para trás e verificar que conseguiu amealhar uma quantia que jamais imaginou e que será maior que aquela conseguida por muitos de seus amigos e familiares. E, ao final deste período, caso tenha curiosidade e habilidade necessárias para verificar qual a rentabilidade mensal, verá que atingiu índices acima da média da economia.

Portanto, comece agora!.

.Por: Mauro Calil, palestrante, educador financeiro e autor dos livros “Separe Uma Verba Para Ser Feliz” e “A Receita do Bolo” [ www.academiadodinheiro.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira