Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2013 - 06:57

A nova cidade que temos de construir

459 anos. A cidade cresce cada vez mais e todos nós participamos desse crescimento. Uma rápida olhada a nossa volta é o suficiente: aquela padaria da esquina agora é um conhecido supermercado; aquela lojinha que começou na garagem hoje fica numa das principais avenidas da cidade; o cara que começou a trabalhar por conta própria hoje é empresário e dono de um grande negócio. Pense comigo e você vai lembrar-se de muitas outras situações parecidas.

Esse constante desenvolvimento infelizmente traz consigo alguns fardos, como o congestionamento. Quem vive aqui sabe que o automóvel se transformou num dos problemas mais difíceis de ser solucionado. Perdemos tempo, saúde e dinheiro nos engarrafamentos.

Todos reconhecem essa realidade, mas poucos fazem algo pra transformá-la. Botamos a culpa nos motoristas que dirigem imprudentemente, ou nos pedestres que jogam o lixo nas ruas, ou no Governo que não faz o suficiente, etc. No fim, tudo fica por isso mesmo.

Mas se por um lado há aqueles que sofrem calados, por outro estão aqueles que decidiram reinventar São Paulo. Adotaram o transporte público. Compraram uma bicicleta. Ou simplesmente saíram para caminhar. E descobriram que a cidade pode ser bem mais rápida, saudável e divertida do outro lado da janela do carro.

Hoje, o mercado investe cada vez mais na mobilidade e no conforto de uma cidade compacta. O apartamento é perto do trabalho, da faculdade, da escola dos filhos, do metrô, da balada, do metrô, da casa dos amigos... E assim cada um constrói sua própria cidade conforme suas necessidades. Num lugar onde tudo o que é necessário está a minutos de você, sobra mais tempo pra passar com a família, curtir com os amigos ou fazer outras atividades com certeza muito melhores que ficar horas parado esperando o carro da frente evoluir alguns metros.

Em poucos anos, esse estilo de viver deixará de ser uma opção alternativa e passará a ser o preferencial no dia a dia de todo paulistano.

E o interessante de tudo isso é que não estamos sozinhos. No mundo inteiro grandes metrópoles vivem essa transformação. Precisamos colocar em prática as mudanças que só acontecem nas nossas cabeças e assim redescobrir a cidade que ainda tem muito a oferecer em todos os sentidos.

.Por: Alexandre Lafer Frankel é CEO da Vitacon Incorporadora e Construtora e idealizador do livro “Como viver em São Paulo sem carro”, publicado em 2012.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira