Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/01/2013 - 09:00

O papel do farmacêutico no transporte de medicamentos e produtos para saúde

O setor de transporte de medicamentos e produtos farmacêuticos teve seu marco regulatório no ano 1998 com a publicação da Portaria 802/1988(ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), que institui o sistema de controle e fiscalização em toda a cadeia de produtos farmacêuticos. Este sistema abrange as etapas da produção, distribuição, transporte e dispensação. Para efetuar as adequações necessárias do cumprimento das Boas Práticas de Transporte, as transportadoras contam com o auxilio do farmacêutico, que vem se destacando no mercado.

A atuação diária do farmacêutico no transporte é de extrema importância como preconiza a Resolução 433/2005 (CFF – Conselho Federal de Farmácia). As principais atribuições do profissional farmacêutico na transportadora são:

1° Zelar pelo cumprimento da legislação sanitária e demais legislações correlatas;

2° Permitir somente o transporte de produtos registrados e de empresas autorizadas junto ao órgão sanitário competente;

3° Supervisionar e/ou definir a adequação da área física, instalações e procedimentos da empresa;

4°Assessorar a empresa no processo de regularização em órgãos profissionais e sanitários competentes;

5° Organizar e implantar o Manual de Boas Práticas de Transporte;

6°Treinar os recursos humanos envolvidos, com fundamento em procedimentos estabelecidos no Manual de Boas Práticas de Transporte, mantendo o registro dos treinamentos efetuados;

7° Identificar e não autorizar o transporte de cargas incompatíveis no mesmo veículo;

8° Elaborar procedimentos e rotinas para: Limpeza dos veículos e das instalações físicas; Registro e controle da temperatura e umidade das instalações e veículos, quando for o caso; A atividade de carga e descarga dos produtos farmacêuticos e farmoquímicos, com procedimentos específicos para produtos termolábeis e/ou que exijam condições especiais de movimentação, transporte e armazenamento; Registro de ocorrências e procedimentos para avarias, extravios e devoluções; Controle de pragas das instalações físicas e dos veículos; Notificação ao detentor do registro, e/ou embarcador e/ou destinatário da carga, e as autoridades sanitárias e polícias, quando for o caso, de quaisquer suspeitas de alteração, adulteraçã ;o, frau de, falsificação ou roubo dos produtos que transporta, informando o número da nota fiscal, número dos lotes, quantidades dos produtos, e demais informações exigidas pela legislação vigente.

No transporte de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial o farmacêutico deve:

a- Providenciar a Autorização Especial de Funcionamento (AE);

b- Exigir local específico com chave ou outro dispositivo de segurança para segregar produtos em caso de avaria e outras pendências, de acordo com as orientações do fabricante e órgãos competentes.

Com todas as atribuições descritas acima a rotina do farmacêutico em transportadora é dinâmica e de movimento, assim como os produtos que são movimentados pela transportadora.

Sendo assim, visando sempre a manutenção da qualidade e/ou integridade dos produtos torna-se cada vez mais indispensável a presença efetiva do farmacêutico nas transportadoras de medicamentos e produtos para a saúde.

.Por: Camila Ramos da Silva, farmacêutica responsável pela unidade de São Paulo da Ativa Logística (www.ativalog.com.br) |Perfil- Ativa Logística -Fundada em 1996, a Ativa é um dos maiores operadores logísticos brasileiros nos segmentos de medicamentos e cosméticos, por atender integralmente a todas as normas e resoluções da Anvisa para a armazenagem e o transporte de medicamentos, inclusive as constantes na resolução da portaria nº 344/98. O portfólio de mais de 400 clientes inclui empresas de vários outros segmentos.

Com uma frota de mais de 500 veículos, realiza operações por meio de 23 filiais localizadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e, para todo o Brasil, via site logístico.

A Ativa Logística foi destaque em três das 12 categorias do Prêmio Top do Transporte 2012, promovido pelas revistas Logweb e Frota&Cia., ao conquistar o primeiro lugar nas categorias Cosméticos, Perfumaria e Higiene Pessoal e Têxtil, além da segunda colocação em Farmacêutica. O prêmio baseia-se no resultado da Pesquisa Nacional de Desempenho dos Fornecedores de Serviços de Transportes, realizada com os contratantes de frete, ou seja, os próprios clientes avaliam os seus fornecedores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira