Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/01/2013 - 07:17

A importância da sinalização ambiental em locais fechados

Dentre as várias falhas que culminaram no segundo maior incêndio fatal (233 pessoas) da história do Brasil, na madrugada do último domingo na boate Kiss, em Santa Maria (Rio Grande do Sul), a ausência de sinalização foi um dos procedimentos das normas de segurança negligenciados pelo estabelecimento. Segundo relatos, pessoas se direcionaram ao banheiro, por pensarem que ali seria uma das saídas de emergência, ou seja, um direcionamento correto poderia ter salvado várias vidas.

Num mundo guiado cada vez mais pela pressa, a sinalização ambiental tornou-se fundamental em locais onde há grande fluxo de pessoas. Hoje, porém, a eficácia de um projeto de sinalização está ligada tanto à localização dentro de um espaço quanto ao entendimento de elementos direcionais e informativos pelos usuários.

No meio corporativo, já se sabe que incluir um projeto de sinalização ambiental aos negócios é ter em mãos uma ferramenta que vai contribuir para reforçar a imagem da empresa e favorecer resultados positivos no relacionamento com o público, já que é a partir da aparência que as pessoas traçam o perfil do que lhes é oferecido.

Embora a estética dos elementos de sinalização possa variar de país para país, os princípios são geralmente os mesmo. Há casos nos quais a criatividade do designer deve ceder à padronização a fim de que uma determinada informação seja compreendida universalmente. Um exemplo são as saídas de emergência que utilizam o mesmo pictograma, na cor verde, normatizado pela ABNT, que serve para não confundir com o alerta vermelho de extintores e hidrantes.

Na opinião da designer e diretora da empresa carioca CLA Programação Visual, Cynthia Araújo, “trata-se de uma tendência mundial no mercado. Os empreendedores estão cientes de que a sinalização ambiental é uma ferramenta eficaz para valorizar um determinado ambiente, prevenir acidentes que possam por em risco a vida e a saúde humana e gerar bons resultados no relacionamento e a satisfação dos clientes”. CLA. Pioneira em desenvolvimento e execução de projetos de sinalização ambiental e criação de imagens de empreendimentos comerciais e residenciais, a empresa carioca CLA Programação Visual, há 21 anos nesse mercado, é hoje uma referência nacional por elaborar projetos diferenciados, sempre unindo o caráter estético às necessidades do cliente.

Por dois anos seguidos, os projetos da CLA foram destaque no Guia de Fornecedores de Produtos e Serviços da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), que cuida de mais de 400 shopping centers do País, com as matérias “Chamar a atenção, a alma do negócio” (2012) e "Sinais Positivos, Merchandising Eficiente" (2011). Em outubro de 2010, os projetos foram reconhecidos na categoria "Excelência em Expansão & Revitalização" do Prêmio ABRASCE 2010, que ocorreu durante o 11º Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas, em São Paulo.

Em 1996, a CLA recebeu o Prêmio "Rio com Design pelo projeto de produtos e estampas para Cartoleria. Foi medalha ouro na Categoria Identidade Visual, Prêmio Colunistas 1989, com o projeto para o Shopping Cultural Fundição Progresso. No mesmo ano, foi premiada com a medalha de bronze na Categoria Promoção, Prêmio Colunistas 1989, com o projeto de um Rádio Móvel para o Sistema Globo de Rádio. [ www.clapvisual.com.br] e mídias sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira