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30/01/2013 - 07:26

Comércio do Rio de Janeiro vendeu mais 8,3% em 2012, aponta Centro de Estudos da CDL


Dezembro também se destacou com crescimento nas vendas de 10,6% ante o período em 2011.

As vendas do comércio na Cidade do Rio de Janeiro aumentaram 8,3% no acumulado de janeiro/dezembro de 2012 em relação ao mesmo período de 2011 de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDL-Rio, que ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais.

A pesquisa mostra também que em dezembro as vendas cresceram 10,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o 12° mês do ano de resultado positivo.

O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, disse que o resultado positivo de 2012 também foi estimulado pelo crescimento do nível do emprego e da renda, que proporcionou o aumento das quitações de dívidas reabilitando os consumidores para novas compras, influenciou bastante no resultado do ano. “Também influiu no bom desempenho as várias iniciativas tomadas pelos lojistas, entre elas o alongamento dos prazos de financiamentos, lançamento de produtos (especialmente nos segmentos de moda, brinquedos e confecções), promoções, descontos e liquidações”, diz Aldo.

Segurança: outro fator que colaborou para o aumento das vendas em 2012 foram as instalações das UPPs em várias comunidades da cidade, que proporcionou mais tranquilidade para os consumidores efetuarem suas compras, especialmente nas lojas de rua. “Essas medidas também atraíram muito mais visitantes, principalmente turistas, movimentando toda a cadeia produtiva da Cidade e do Estado”, conclui Aldo.

Destaque para os bens duráveis: segundo a pesquisa, em dezembro, nos ramos de atividades, o Ramo Duro (bens duráveis) aumentou 12%, e o Ramo Mole (não duráveis) 6,7%. Os indicadores do mês foram puxados pelo crescimento das vendas do comércio varejista especializado nos segmentos de eletrodomésticos (+12,1%), confecções e moda infantil (+8,4%), joias (+7,2%), óticas (+6,5%), calçados (+5,6%), tecidos (+4,6%) e móveis (+2,6%). Quanto à forma de pagamento as vendas a prazo com 15% ficaram à frente das vendas à vista com 6%.

Zona Norte e Centro na frente em 2012: em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Norte venderam mais 7,8%, as do Centro com mais 7,2% e as da Zona Sul mais 4,8%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Norte faturaram mais 12,7%, as do Centro mais 11% e as da Zona Sul mais 10,5%. [www.cdlrio.com.br].

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