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30/01/2013 - 07:54

Consumo de material escolar deve crescer 11% em 2013

Classe C será responsável por 42% dos gastos com esses produtos.

São Paulo – Os brasileiros devem gastar R$ 6,8 bilhões com material escolar e produtos de papelaria neste ano, crescimento de 11% em relação a 2012. Segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, o consumo per capita desses produtos será, em média, R$ 41,54, ante R$ 37,62 no ano passado.

Neste ano, a classe C superou a classe B e agora apresenta o maior potencial de consumo, com R$ 2,8 bilhões, o que representa 42% do total. Já a classe B tem um consumo estimado em R$ 2,7 bilhões, 39% do total. Em 2012, as classes B e C tinham um potencial estimado de R$ 2,6 bilhões e R$ 2,4 bilhões, respectivamente.

.Potencial anual de consumo para material escolar e artigos de papelaria:

Potencial de consumo por região:o estudo mostra, também, que a região Sudeste concentra metade do potencial de consumo do país, com R$ 3,43 bilhões. Mas, por habitante, o Centro-Oeste apresenta maior potencial de consumo, com R$ 46,55, seguido da região Sudeste (R$ 45,16) e Sul (R$ 44,81).

.Potencial anual de consumo para material escolar por região:

Na análise por classe e região, a classe B do Sudeste lidera com R$ 1,5 bilhão de potencial de consumo estimado para 2013. A classe C, também do Sudeste, aparece em seguida, com R$ 1,4 bilhão. A região Norte apresenta o menor potencial de consumo em todas as classes.

.Potencial de consumo por classe e por região: .Fontes das tabelas acima: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência.

Mensalidades e matrículas – O Pyxis Consumo também projeta aumento dos gastos com mensalidades e matrículas. Neste ano, os brasileiros devem desembolsar R$ 52,4 bilhões com esses serviços, 6% a mais do que em 2012. A classe B será responsável por 57% deste consumo, alcançando R$ 29,7 bilhões.

Assim como a classe B, por região, o Sudeste concentra mais da metade dos gastos. De acordo com o IBOPE Inteligência, os moradores dessa região devem desembolsar R$ 29,5 bilhões (57% do total do país), com um consumo per capita de R$ 389,53.

O potencial de consumo refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui o pagamento de mensalidades, taxas, atividades extras, entre outros, em educação básica e ensino superior. Já os materiais escolares e artigos de papelaria incluem cadernos, lápis, cola, caneta, papel, hidrocor, lápis de cor, régua, cartolina, entre outros.

Perfil-O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 51 grupos de produtos. [www.ibope.com/pyxis].

O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. |Twitter: @grupoibope.

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