Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2007 - 08:00

Projeto da Eletrobrás é finalista de prêmio de inovação

O Projeto Comunidades de Aprendizado em Gestão Energética Municipal, desenvolvido pelo Procel Gestão Energética Municipal (GEM), é finalista do 12º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Nesta etapa, as 20 experiências finalistas entre as 132 inscritas recebem a visita do Comitê Técnico, composto por dez especialistas em gestão pública e professores universitários. Os vencedores serão conhecidos em dezembro e a premiação ocorrerá em março de 2008.

Segundo George Soares, chefe do Departamento de Desenvolvimento de Projetos Especiais da Eletrobrás, a metodologia do projeto quebrou um paradigma ao reconhecer a especificidade dos pequenos municípios brasileiros e trazer ganhos concretos em economia de energia e dinheiro.

O Projeto Comunidades de Aprendizado em Gestão Energética Municipal já economizou um total de 2.610.784,70 kWh/ano ao longo de 2006 e 2007, nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A redução equivale ao consumo anual de eletricidade de cerca de 1.500 residências ou a uma cidade de seis mil habitantes. Para gerar o volume de energia elétrica economizada no período seria necessário gastar R$ 1,8 milhão na construção de uma usina hidrelétrica. O projeto nos três estados brasileiros demandou recursos da ordem de R$ 450 mil.

De acordo com o arquiteto da Eletrobrás Davi Miranda, capacitar profissionais das prefeituras de municípios de até 30 mil habitantes é o maior objetivo das Comunidades de Aprendizado. "A ação abre novas perspectivas para essas pessoas, que são carentes de informação e de contato com profissionais da área", acrescenta. Os capacitados se tornarão agentes de combate ao desperdício de energia nos seus municípios e, ao mesmo tempo, repassarão os conhecimentos adquiridos sobre eficiência energética.

Além de Bahia, Maranhão e Minas Gerais, onde atendeu 33 municípios e formou 44 agentes, o projeto Comunidades de Aprendizado em Gestão Energética Municipal também chegou a 13 municípios do Pará e deverá formar mais 21 agentes em novembro. Em 2008, pelo menos mais dois estados devem ser contemplados. Site: http://inovacao.enap.gov.br.| Por: AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira