Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2013 - 08:23

Infraestrutura


Entrevista com Maria Silvia, presidente da Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro.

.Qual será o foco, em 2013, da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos?

-Maria Sílvia: o ano de 2013 será emblemático para que o Rio de Janeiro entregue os projetos olímpicos com qualidade e no prazo estipulado. No Parque Olímpico, coração do evento, vão começar as obras de construção das instalações esportivas e do Centro Principal de Mídia (MPC). Com a Parceria Público-Privada entre a Prefeitura e o Consórcio Rio Mais, a demolição do antigo Autódromo, a terraplanagem da área e a implantação da infraestrutura estão em ritmo acelerado. Também já estão sendo desenvolvidos os projetos básicos do Velódromo, da Arena de Handebol, do Centro Aquático e do Centro de Tênis, que não fazem parte da PPP.

Na área de mobilidade urbana também teremos avanços importantes em 2013, com a entrega da Transcarioca e as obras da Transolímpica e do VLT do Porto.

Essas ações de infraestrutura acontecerão em paralelo com projetos de capacitação profissional e de engajamento da sociedade no processo de transformação da cidade. Um dos nossos grandes desafios é estimular os próprios cariocas para que apoiem o projeto olímpico e colaborem por meio de sua empolgação.

.Este ano a cidade receberá a Jornada Mundial da Juventude e jogos da Copa das Confederações. Como os dois eventos contribuirão para a o projeto Olímpico?

-MS: os próximos grandes eventos que ocorrerão no Rio de Janeiro até 2016 vão funcionar como teste e aprendizado em todas as áreas, especialmente no que diz respeito aos serviços da cidade, hotelaria e gerenciamento de fluxo de pessoas e transporte.

A Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações fazem parte de um importante calendário de eventos que a cidade recebe desde os Jogos Mundiais Militares. A Prefeitura tem reafirmado o princípio de que estes eventos devem servir à cidade. Ou seja, mais do que realizar obras e organizar as competições em si, o objetivo é aproveitar o senso de urgência, o foco e o alinhamento gerados pelos grandes eventos para tornar o Rio em um lugar melhor para seus moradores, com mudanças estruturais de transporte, infraestrutura urbana, meio ambiente e desenvolvimento social.

.O Rio foi apontado pelo New York Times como o principal destino turístico do mundo este ano. Na sua visão, quais os fatores que contribuíram para esta nova visão internacional sobre a cidade?

-MS: o Rio é a vitrine do Brasil, por sua história, suas belezas naturais, sua população e seu charme. Se a cidade vive um bom momento, isso se reflete no resto do país. A escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e outros grandes eventos serviu como pano de fundo para grandes transformações que elevam o padrão da cidade e a tornam um dos principais destinos turísticos internacionais. O ambiente de negócios da cidade também é muito positivo e a cidade vem atraindo investimentos de diversas partes do mundo. Neste sentido, os grandes eventos são uma importante ferramenta de divulgação e fortalecimento da “marca Rio de Janeiro”, mostrando alegria, beleza, cultura, profissionalismo e uma cidade que é destino turístico, de eventos e de negócios.

Porto Olímpico [http://rio-negocios.com/porto-olimpico]: dentro do projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar toda a Região Portuária do Rio, haverá um espaço ligado diretamente aos Jogos Olímpicos de 2016 – o Porto Olímpico. | .Rio Negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira