Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2007 - 08:07

Volvo é, atualmente, um dos maiores fabricantes do setor de transporte brasileiro

Comemorados 30 anos desde sua constituição, em 24 de outubro de 1977, a Volvo do Brasil é, atualmente, uma das mais importantes empresas do setor de transporte do país. Fabricante de caminhões, chassis de ônibus e equipamentos de construção situada em Curitiba, no Paraná, a Volvo tem também papel importante na América do Sul, para onde vende todos os seus produtos, e ainda promove exportações de veículos e componentes para outros continentes onde a companhia está estabelecida.

“Somos um importante elo no sistema industrial global da Volvo”, diz Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. Atualmente, a Volvo exporta blocos de motores 13 litros para os Estados Unidos, e cabines de caminhões para a Europa, Oriente Médio, África do Sul e Austrália. Mas a grande maioria da produção é voltada para o mercado interno.

Em 2006, a Volvo comercializou no mercado brasileiro 6105 caminhões das linhas “H” e “VM”, e 554 chassis de ônibus rodoviários e urbanos articulados e biarticulados. “A Volvo é líder no Brasil e na América Latina nos chamados BRTs (Bus Rapid Transit), os sistemas organizados de transporte coletivo urbano”, declara Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America.

140 mil unidades - “A Volvo do Brasil, que começou em 1979 fabricando uns poucos chassis de ônibus, já produziu, nestes 30 anos, mais de 140 mil veículos”, diz Carlos Morassutti, diretor de RH e Assuntos Corporativos da Volvo do Brasil. Nestas 140 mil unidades incluem-se também os equipamentos de construção da marca montados em Pederneiras, interior de São Paulo. É nesta cidade paulista que está situada a segunda unidade fabril da Volvo no Brasil, e onde são montadas as carregadeiras sobre rodas, caminhões articulados, motoniveladoras, escavadeiras e, mais recentemente, as minicarregadeiras.

A Volvo encerrou o exercício de 2006 na liderança do mercado de caminhões pesados pela segunda vez em sua história no Brasil, seu principal mercado no continente, com cerca de 60% das entregas. Quando iniciou a produção de veículos no país, o número de funcionários em Curitiba não chegava a 500 – hoje, são 2,2 mil empregados na fábrica paranaense e mais 600 na planta de Pederneiras. Com faturamento de R$ 3 bilhões em 2006, foi considerada, em 2007, em pesquisa realizada pelas revistas Exame e Você S/A como uma das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil, a melhor para trabalhar no setor autolotivo e a melhor empresa a oferecer benefícios e serviços de saúde aos seus funcionários em todo o país.

Dentro do Grupo Volvo, que está presente em mais de 180 países e com fábricas em 18 nações, a operação brasileira é cada vez mais importante. O Brasil é, atualmente, um dos principais mercados de caminhões da Volvo em todo o mundo. Os investimentos no Brasil são feitos continuamente, para melhorias no parque fabril e desenvolvimento de novos produtos. Somente de 2003 até hoje, foram anunciados mais de US$ 200 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira