Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2007 - 08:14

Novo sistema de esgoto do recreio beneficiará 120 mil habitantes

O Programa de Saneamento das lagoas da Barra da Tijuca (PSBJ) recebeu no dia 25 de outubro, mais um importante impulso. Foram iniciadas com dois anos de antecedência as obras de implantação de uma elevatória de esgotos que será a central do novo sistema Recreio dos Bandeirantes. “Ela será construída ao lado da ETE Gláucio Gil, que futuramente será desativada, eliminando assim o lançamento de esgotos no Canal das Tachas. Aliás, esta uma antiga reivindicação dos moradores”, assinala o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

O sistema, na sua primeira fase, retirará aproximadamente 300 litros por segundo de esgotos. Nesta etapa, serão investidos somente este ano cerca de R$ 12 milhões. Com a implantação do total do sistema, até 2011, cerca de 1.200 litros por segundo de esgotos deixarão de ser lançados nos canais e lagoas da região, e serão encaminhados as ETEs Marapendi e Barra da Tijuca, ambas em construção, e ao emissário submarino.

De acordo com o presidente da Nova Cedae, 120 mil pessoas serão beneficiadas com a implantação Sistema de Esgotamento Sanitário do Recreio. “Serão 70 mil na primeira fase e mais 50 mil até a conclusão”, salienta Victer, acrescentando que “estamos adaptando o projeto para receber o esgoto da comunidade do Terreirão e, no futuro, de Vargem Grande e Vargem Pequena”.

O tronco coletor do sistema terá tubulações em diâmetros de 400 a 600 milímetros, com extensão aproximadamente de 2.800 metros. As redes coletoras possuirão tubulações em diâmetros de 150 a 300 milímetros, com cerca de 26 mil metros de extensão. A linha de recalque da elevatória principal conta com diâmetro de mil milímetros e com 8.500 metros de extensão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira