Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2007 - 08:15

Roche implementa ações para ajudar no combate ao aquecimento global

Farmacêutica adota projeto de Carbon Free entre outras iniciativas “verdes”.

São Paulo – A farmacêutica Roche está promovendo diversas iniciativas “verdes” com o objetivo de contribuir para o combate ao aquecimento global. A partir do próximo ano, os eventos e projetos de pesquisa de mercado desenvolvidos pela companhia deverão receber o selo Carbon Free, ou seja, todo o gás carbônico emitido durante a realização dos mesmos será neutralizado através de medidas ambientalmente responsáveis. Além das iniciativas para redução de um dos principais gases causadores do efeito estufa, a empresa está implementando ações de diminuição de consumo de água e energia elétrica e passou a adaptar sua frota, que contará somente com veículos híbridos.

Como resultado do primeiro evento “carbon free” do setor farmacêutico - o Fórum Internacional de Câncer no Pulmão, realizado em São Paulo no primeiro semestre de 2007 -, a Roche plantará no mês de novembro cerca de 600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O plantio será realizado na região de Porto Feliz, interior de São Paulo, em uma parceria com a ONG Iniciativa Verde, que contabilizou as mudas necessárias para tornar o evento livre de carbono.

A redução de CO2 não será exclusividade apenas dos eventos promovidos pela farmacêutica. Outros projetos desenvolvidos pela companhia também terão suas emissões neutralizadas. "A Roche é a empresa que mais realiza pesquisas de mercado do segmento farmacêutico e recentemente tomou uma iniciativa pioneira: até 2010, todos os projetos da área deverão ser neutros em carbono”, afirma João Carlos Ferreira, Diretor de Operações Comerciais da companhia. A empresa escolhida como parceira para iniciar este novo requerimento foi a TCA Pesquisa de Mercado.

A fábrica da Roche no Rio de Janeiro também está reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera. O objetivo é mudar desde pequenas ações até grandes processos industriais, como a diminuição do consumo de energia elétrica e o aumento da eficiência das caldeiras. “A idéia é que a Roche reduza ao máximo possível a emissão de carbono na atmosfera e outros impactos que possam causar danos ao meio ambiente”, explica Marco Aurélio Kurlbaum, gerente de segurança e meio ambiente da fábrica da Roche em Jacarepaguá, RJ.

Todas as medidas adotadas estão alinhadas às metas definidas pela matriz da companhia, que já renderam diversos prêmios ambientais no exterior. Este mês, a farmacêutica recebeu o primeiro Prêmio Ambiental Financial Times como empresa com o "maior avanço na neutralização eficiente das emissões de carbono em alcance global". O Financial Times é um dos jornais de negócios mais conceituados do mundo e avaliou as principais empresas da Europa e E.U.A. Desde 1996, a Roche já reduziu as emissões de CO2 em mais de 70% em relação à sua produção total.

Além do reconhecimento na área de emissão de carbono, a companhia foi novamente indicada para inclusão nos Índices Dow Jones STOXX de Sustentabilidade Global. Este é o quarto ano consecutivo que a empresa recebe a indicação. A inclusão nestes importantes índices classifica a farmacêutica entre as 10 primeiras empresas em sustentabilidade, do grupo das 2500 melhores e maiores do mundo, e comprova o compromisso da Roche no combate às ameaças do aquecimento global.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira