Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2013 - 09:42

Cobrape aumenta volume de negócios em cerca de 40% e estuda implementação de projeto florestal

Área plantada de soja aumentou 31% e alcança a maior produtividade registada alguma fez na Fazenda Plantanal de Cima, tornando-se na maior fonte de receita . Equipa estuda possível implementação de um projeto florestal na fazenda cuja dimensão total é superior a 20 mil hectares.

A Cobrape dedica-se à produção de arroz no Verão e sementes de soja no Inverno, na Fazenda Pantanal de Cima, no estado do Tocantins, no Brasil. Com uma área total de mais de 20 mil hectares, dos quais cerca de três mil hectares dedicados à atividade agrícola, a empresa possui uma unidade industrial para recessão, secagem, armazenagem, descasque e empacotamento de arroz, e uma unidade para beneficiação de sementes de soja. Adicionalmente, a Cobrape dedica-se à pecuária, nomeadamente a produção de bezerros de corte com potencial para produção de carne de qualidade.

O ano de 2012 foi muito importante para a companhia, considerado como o marco zero para a implementação do Plano de Negócios preparados com o intuito de maximizar as receitas da empresa visando a área agrícola disponível.

Esse plano trouxe já os primeiros resultados em 2012, verificando-se um crescimento no volume de negócios da empresa em cerca de 40%, o que foi possível graças a um forte empenho de toda a equipe.

Neste último ano, manteve-se o cultivo de arroz num intervalo de área considerado ótimo (entre 1.400 e 1.800 hectares), procurando a maximização da produtividade da cultura com riscos calculados, registando-se desta forma um aumento de aproximadamente 58%.

Em complemento, a soja, cultivada no período seco da fazenda tornou-se uma importante fonte de receita, aliada à forte alta de preços desta commodity no mercado internacional e ao plano traçado de aumento de cultivo da mesma pela Cobrape em associação com uma das maiores empresas de soja do mundo, a holandesa Nidera. A área plantada aumentou 31% (2000 hectares) face a 2011 e alcançou a maior produtividade registada na fazenda (2,7 ton/ha), tornando-se assim a maior fonte de receita da Cobrape, sendo que o objetivo é alcançar entre 3.000 hectares a 3.500 hectares de soja/ano.

Em paralelo, a atividade pecuária, implementou um plano de recuperação dos pastos (9.000 hectares) por integração lavoura pecuária (através do cultivo de culturas forrageiras como soja) minimizando assim os investimentos a realizar e permitindo um crescimento orgânico do rebanho para maximizar o retorno desta atividade que ocupa 60% da área disponível na fazenda.

Para 2013, além dos esforços em maximizar as produtividades das culturas de arroz e soja, a empresa está a implementar forte esforço nas vendas procurando melhores preços para os seus produtos (principalmente no arroz e gado), irá iniciar um pequeno projeto de produção de sementes de feijão e procurará maximizar a produção de sementes de soja, visando aumentar o valor agregado no seu produto (soja semente tem um preço mais elevado que a soja comercial). Está ainda a avaliar a possível implementação de um projeto florestal na fazenda. [www.cunhavaz.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira