Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2013 - 09:42

Rioforte investe na floresta e produção de hortícolas na Herdade da Comporta

Projeto hortícola irá envolver mil hectares e será fundamental para o desenvolvimento agrícola da região e do país pela aposta na qualidade e exportação.Investimento na reflorestação, no aumento da produção de arroz e na área hortícola chega aos 15 milhões de euros até 2015.

A Rioforte vai reforçar os investimentos em toda a área agrícola e florestal da Herdade da Comporta durante os próximos 3 anos, num total de 15 milhões de euros. O principal investimento passa por um significativo programa de reflorestação envolvendo cerca de 4,5 milhões novas árvores, pelo aumento da área de produção de arroz de 500 hectares para 700 hectares (mais 40%) e pela dinamização de mil hectares para hortícolas com uma elevada componente de exportação. Atualmente, com uma ocupação dedicada à floresta e agricultura de aproximadamente 9.300 hectares de um total de 12.500, a Comporta, a maior propriedade privada portuguesa e uma das maiores em termos de floresta e agricultura, tem como principais áreas de atividade a gestão de arvoredo, o arroz, o vinho e a vinha e a horticultura.

A área florestal (pinheiro manso e bravo) ocupa cerca de 8.000 hectares, estando prevista a referida recuperação do seu potencial produtivo, a que se soma uma aposta no controlo de pragas e doenças, projetos específicos na produção de pinhão, especialização do aproveitamento de subprodutos florestais, direitos de carbono, tratamento do paisagismo e biodiversidade, produção de cogumelos silvestres e gestão cinegética.

No arrozal a empresa vai implementar a modernização das infraestruturas (caminhos, canteiros, açude, furos, distribuição de água e drenagem), a introdução de medidas de controlo ambiental e a produção integrada e biológica (produção de arroz biológico). Concluídos os investimentos a produção deverá subir de sete mil toneladas (1100 hectares) para sensivelmente 10 mil toneladas apesar de se prever igualmente um crescimento do arrozal.

No sector da vinha e vinho, onde a exploração chega aos 35 hectares, os principais investimentos vão traduzir-se na melhoria nas técnicas de produção, em medidas de controlo ambiental e na produção integrada (agricultura sustentável), com a exportação a representar 30% do volume produzido, 8% para a Europa e o remanescente para o resto do mundo com Angola e Brasil a assumirem-se como mercados privilegiados. A Comporta produz 230 mil garrafas/ano, 60 mil de vinho branco e o remanescente de tinto que representam no conjunto um volume de quase 1 milhão de euros.

Projeto âncora nas hortícolas-Atualmente com 150 hectares que deverão crescer para mil hectares, a área hortícola apresenta-se como única em termos nacionais, beneficiando da recuperação de terras improdutivas e abandonadas, na criação de hortos industriais e culturas de valor acrescentado para exportação, na exploração direta e arrendamento de parcelas e na introdução de novas culturas (nomeadamente a batata, cenoura, brócolo, batata-doce, saladas, amendoim, pimento, milho e multiplicação de sementes – tremocilhas). Parte da produção destas culturas será destinada à exportação transformando a Herdade da Comporta num projeto âncora para o desenvolvimento agrícola do litoral alentejano e naturalmente do país.

No perímetro de atividade agroindustrial inclui-se a Atlantic Meals, empresa que se dedica à secagem, armazenamento, transformação e comercialização de arroz e milho, líder de mercado com uma quota respetivamente de 25% e 50%. Com metade do capital desta unidade sediada em Coruche, a Atlantic Meals é uma parceria de sucesso entre a Comporta e Luís Marques, gestor que está na gênese do projeto.

Empresa 100% portuguesa, usa nos seus produtos 100% de milho nacional, 70% de arroz produzido em Portugal, exportando 17% da sua faturação total (quase 40 milhões de euros em 2012), assumindo-se como o principal fornecedor de farinha para alimentação infantil da multinacional Danone. Com uma importância crescente no aumento sustentado da produção local de arroz e milho, respeitando e preservando o ambiente e os recursos naturais, na promoção dos agricultores através do estabelecimento de cadeias de produção controlada, que disponibilizem, aos consumidores alimentos de alto valor e segurança alimentar, a Atlantic Meals é uma unidade integrada que usa produtos inteiramente portugueses, desde a semente ao produto final.[www.cunhavaz.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira