Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2013 - 09:42

KfW investe via DEG nas operações agropecuárias da Rioforte no Paraguai

A DEG, subsidiária do banco de Fomento Alemão KfW, e uma das maiores instituições financeiras mundiais de desenvolvimento, investe 25 milhões de euros na Paraguay Agricultural Corporation (PAC). Parceria entre a Rioforte e a instituição alemã permite acelerar o crescimento da operação, considerada no nível das melhores práticas mundiais em qualidade de gestão e de produção, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. Programa de crescimento abrange as operações agrícolas, pecuária e florestal, a partir de uma área total atual já superior a 135 mil hectares.Com o apoio da DEG, a execução deste plano de expansão possibilitará à PAC, em 3 anos, duplicar a sua faturação anual para cerca de US$ 42 milhões, e multiplicar o seu Ebitda médio dos últimos três anos por 2,5 vezes.

São Paulo - A Rioforte, sociedade de investimentos do Grupo Espírito Santo vocacionada para a administração de ativos não financeiros, e a DEG, parte do KfW Bankengruppe, instituição financeira alemã orientada para o financiamento de projetos em países em desenvolvimento, que promovam o crescimento sustentável e o progresso, acabam de estabelecer uma parceria para um dos projetos agropecuário e florestal de referência na América do Sul.

No âmbito desta associação, a DEG/KfW entra no capital da Paraguay Agricultural Corporation (PAC), empresa atualmente 100% detida pela Rioforte, através de um investimento de 25 milhões de euros e assumindo uma posição minoritária do capital social com objetivo de potencializar o crescimento futuro da empresa.

A parceria com a DEG/KfW permitirá reforçar o investimento nas diversas áreas de atuação da empresa e acelerar o seu crescimento e valorização, reconhecendo de forma inequívoca a importância do projeto agropecuário da Rioforte a um nível internacional.

“O investimento da DEG/KfW possibilita a expansão e aumento da produtividade das operações agrícolas (soja, algodão, milho e trigo), através da do aumento da área cultivada, do aumento da área irrigada e do investimento significativo na produção de arroz, em especial através da transformação de terra afecta à criação de gado, complementados por uma forte aposta no desenvolvimento de floresta certificada, aproveitando oportunidades muito atrativas identificadas e já testadas com grande sucesso pela equipa de gestão local”, explicou João Pena, CEO da Rioforte.

“Além disso, o programa de investimento aposta na melhoria contínua em tecnologia e processos na produção de gado, aproveitando o crescente sucesso da carne paraguaia nos mais relevantes mercados internacionais e a já reconhecida qualidade superior do gado que produzimos nas nossas fazendas no País”, acresentou.

A Rioforte e o Grupo Espírito Santo, presentes no Paraguai desde 1977, têm investido em projetos do setor agropecuário e florestal, através das empresas Sociedad Agrícola Golondrina e Ganadera Corina, ambas detidas pela Paraguay Agricultural Corporation. Ao longo de mais de três décadas, a empresa geriu com sucesso a expansão gradual mas constante do negócio, numa aposta de muito longo prazo no País e nos quadros locais, com forte acento na responsabilidade social e sustentabilidade econômica e ambiental das empresas, fator diferenciador que foi particularmente valorizado pela DEG neste seu investimento.

A PAC possui e administra atualmente uma área total correspondente a cerca de 135 mil hectares. Destes, 24 mil são propriedades dedicadas à atividade agrícola, com foco na produção de sementes e commodities agrícolas como soja, trigo, milho e algodão, para além de gestão e desenvolvimento florestal certificado. Os restantes dizem respeito a uma operação pecuária em ciclo completo que ocupa 104 mil hectares em herdades próprias e 7 mil hectares em três propriedades arrendadas. Este negócio conta hoje com cerca de 52 mil cabeças de gado. A operação combinada emprega um total de 218 colaboradores, exclusivamente locais.

A Rioforte é a sociedade de investimentos do Grupo Espírito Santo vocacionada para administrar de forma dinâmica activos não financeiros, possuindo uma presença sólida em empresas com forte reputação. Geograficamente distribuem-se por Brasil, Portugal, Espanha, Paraguai, Angola e Moçambique, entre outros países, onde atuam em distintos setores da economia.

Os investimentos da Rioforte cobrem hoje o desenvolvimento imobiliário, energia, turismo, saúde e agropecuária.

A Rioforte tem favorecido o desenvolvimento das suas atividades no espaço geográfico definido pelo triângulo estratégico composto pelo Sudoeste Europeu, América do Sul e África, para onde canaliza prioritariamente o seu esforço de gestão.

A DEG - Deutsche Investitions - und Entwicklungsgesellschaft, subsidiária do KfW Bankengruppe, é uma das maiores e mais importantes e prestigiadas instituições financeiras europeias para o financiamento de empresas e projetos a longo-prazo. Ao longo dos seus 50 anos de história, a DEG tem financiado e estruturado investimentos de empresas em países em desenvolvimento e em transição, com o objectivo de contribuir para o progresso sustentável. A DEG investe em projetos rentáveis em todos os setores da economia, desde que estes tenham um comprovado impacto socioambiental positivo.[www.cunhavaz.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira