Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2013 - 08:49

Empresário do comércio mantém otimismo estável neste início de ano

A satisfação atual dos empresários do setor permanece positiva, apesar de leve queda.

Vitória (ES) - Os empresários do comércio de Vitória estão com o otimismo estável neste início de ano, embora o índice tenha sofrido leve retração. Em janeiro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 122,3 pontos, uma leve contração de -3,3% em relação a dezembro, segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). Ainda assim, o índice mantem-se acima da margem de satisfação, considerados quando os valores estão acima de 100 pontos.

O Índice de Condições Atuais impediu uma retração mais acentuada do indicador. Na avaliação do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, os resultados mostram uma diferença considerável entre as condições atuais, que seguem em patamares elevados, e as expectativas dos empresários, que estão em deterioração. “Ainda que os estímulos fiscais e monetários ainda tenham efeito positivo sobre a atividade comercial neste início de ano, o balanço de riscos para a concretização do otimismo dos comerciantes se tornou menos favorável,” relata.

Apesar da retração, as condições atuais estão elevadas em relação à economia e ao comércio. Já a deterioração das expectativas e da propensão a investir, em relação ao último levantamento, registra a insegurança quanto aos próximos meses.

Condições Atuais-Apesar da queda na confiança do empresário, o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) aumentou 3,1% em janeiro em relação a dezembro, marcando 110,5 pontos. Os resultados podem mostrar o início de recuperação da confiança dos empresários do comércio, que ainda está sentindo os efeitos da alta taxa de inadimplência, mas que está otimista com as atuais condições do mercado.

Expectativas-Em contrapartida, as expectativas recuaram neste início de 2013. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apresentou retração de -5,5%, sendo que o índice que mede a expectativa de contratação de funcionários foi o que marcou os menores índices da pesquisa. Já quanto à situação dos estoques, os empresários afirmaram estar adequados, registrando aumento de 9%, e mostrando que estão preparados para atender as demandas do mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira