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05/02/2013 - 08:49

Tecnologia MiraFoil traz efeitos holográficos inovadores para embalagem da Gillette

Projetada nos Estados Unidos, a embalagem do aparelho de barbear Fusion ProGlide conta com o revestimento MiraFoil também na embalagem do Brasil.

Para atrair maior atenção dos consumidores na gôndola, a Gillette acrescentou um efeito holográfico avançado na parte de papelão da embalagem do aparelho de barbear Fusion ProGlide sem o uso de laminação metalizada. Isso foi realizado com a ajuda de um processo da Diamond Packaging, que combinou o revestimento metálico MiraFoil, da Henkel, com uma nova tecnologia holográfica. O produto chegou recentemente ao mercado Brasileiro e sua nova embalagem, produzida no México, também conta com o revestimento MiraFoil para ganhar maior destaque.

A ideia para o lançamento do ProGlide nasceu anos atrás, quando a Henkel sugeriu um revestimento para substituir a laminação de papelão com folha metálica e a selagem quente de folha metálica. As vantagens potenciais eram atraentes, pois o revestimento MiraFoil podia eliminar uma etapa inteira da produção.

Naquela época, a Gillette tinha um papelão especial que era laminado com folha metálica de ligação úmida no nordeste dos EUA e depois enviado para seus conversores para impressão. Isso levava de dez a doze semanas, enquanto que o revestimento MiraFoil poderia estar na prateleira para a impressora a qualquer momento.

As vantagens no quesito sustentabilidade também eram atraentes. As caixas de papelão produzidas com MiraFoil substituem o filme e os laminados de folha metálica, que são difíceis de reciclar. O MiraFoil pode ser removido por meio do processo de remoção de tinta e pode ser aplicado em áreas precisas, permitindo designs criativos e redução de desperdício.

As primeiras amostras do MiraFoil impressionaram Michael Marcinkowski, engenheiro-sênior, P&D, na divisão de embalagens globais da Gillette. “Pareciam realmente ótimas,” diz ele. “Realizamos testes e resolvemos problemas tais como vinhetagem, deposição e bloqueio da tinta e vários tipos de efeito de impressão para atingir resultados ideais.”

Embora o revestimento MiraFoil possa ser usado sobre papel, papelão ou filme plástico tratado para impressão, Marcinkowski diz que o papelão de substrato foi importante durante os testes da Gillette. “Descobrimos que quanto mais liso era o papelão melhor ficava. Um papelão liso confere um acabamento mais espelhado, com melhor reflexão luminosa a partir da superfície. Quando resolvemos esses problemas, montamos amostras e as apresentamos ao pessoal do marketing, e estes ficaram satisfeitos com o que viram.” Depois, Marcinkowski e sua equipe implementaram o revestimento MiraFoil na Europa e nos EUA, com as principais marcas da Gillette: Fusion e Embrace.

Atenção especial foi dada ao impacto ambiental positivo na mudança do papelão laminado com folha metálica para o sistema baseado em MiraFoil UV. “A tecnologia antiga podia ser reciclada, mas tinha um valor de recuperação diferente,” diz Marcinkowski. “Adicionalmente, isso fica mais difícil nas pegadas de carbono, porque você tem de mandar o papelão para ser laminado e depois trazê-lo de volta para o conversor. Com o MiraFoil, você elimina esse processo inteiro, pois pode imprimir tudo em uma passagem, em um posto, em uma máquina. O ciclo de vida do produto com liberação associada de dióxido de carbono fica muito melhor. Quando se faz uma análise, tal como com o Walmart Scorecard, o processo do MiraFoil lhe confere diferencial”, completa.

Depois do sucesso da Gillette com o MiraFoil, Marcinkowski diz: “quisemos obter um efeito holográfico metalizado em combinação com o MiraFoil para o lançamento de nosso produto premium ProGlide Fusion. Eu estava ciente da tecnologia que poderia fazer isso e trabalhei conjuntamente com a Diamond Packaging para implementá-la.”

“A tecnologia holográfica é uma extensão da iniciativa de sustentabilidade de caixas ecológicas da Diamond,” diz Peter Cecere, diretor de desenvolvimento de negócios na Diamond. Por causa disso, diz ele, “a embalagem do ProGlide cumpre padrões muito altos. Reduz o processo de embalagem, reutiliza material e promove reciclabilidade.”

Existem outras diferenças que o consumidor não consegue ver. A combinação de tecnologia na unidade da Diamond permite períodos de espera de acabamento mais curtos e custo-efetividade. E a eliminação de várias etapas com empresas externas torna alterações mais fáceis e tempos de resposta mais rápidos.

O ProGlide foi o primeiro produto que a Diamond executou com o novo processo holográfico. “A visibilidade foi imensa,” diz Cecere, “e a margem de erro foi diminuta.” Porém, o esforço foi um sucesso. “Produzimos folhas prontas para produção na primeira prova de impressão que a Gillette acompanhou,” declara Cecere.

O revestimento de efeito metálico MiraFoil, da Henkel, está também disponível no mercado brasileiro para empresas e marcas que buscam a impressão em embalagens buscando um efeito visual especial, assim como a Gillette.

A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Lavanderia e Cuidados com o Lar, Beauty Care e Tecnologias em Adesivos. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições de liderança no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega mais de 47 mil pessoas e obteve um faturamento de 15.605 milhões de euros e lucro operacional ajustado de 2.029 milhões de euros no ano fiscal de 2011. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX.

Henkel Brasil-A Henkel está presente no Brasil há 57 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies, além de Beauty Care, com marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf. A Henkel Brasil conta com mais de 800 profissionais distribuídos nas plantas de Diadema, Itapevi, Jundiaí e Manaus. O faturamento da Henkel Brasil em 2011 foi de 826 milhões de reais.

Gillette é uma das marcas da P&G. Líder de mercado no segmento de lâminas há mais de 30 anos, Gillette tem colocado à disposição dos consumidores brasileiros um amplo leque de produtos de alta qualidade com o máximo de tecnologia. Com uma linha completa de produtos para um barbear perfeito, Gillette também oferece produtos para os cuidados com a pele, cuidados com o cabelo e desodorantes.

A P&G toca e melhora a vida de 4,4 bilhões de pessoas ao redor do mundo com seu portfólio de marcas confiáveis e de qualidade. As marcas líderes da companhia incluem Pampers®, Ariel®, Always®, Pantene®, Mach3®, Downy®, Iams®, Oral-B®, Duracell®, Olay®, Head & Shoulders®, Wella®, Gillette®, Ace® e Febreze®. A P&G possui operações em 80 países e suas marcas estão disponíveis em mais de 180 países ao redor do mundo. [www.pg.com./pt_Br].

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