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26/10/2007 - 08:33

Linha VM muda a história da Volvo na área de caminhões

Vintes e seis anos depois de ter se instalado no Brasil para produzir caminhões e chassis de ônibus pesados, a Volvo do Brasil realiza um antigo sonho: produzir na planta de Curitiba, no Paraná, o primeiro modelo semipesado fabricado fora da Suécia.

A linha VM, lançada em 1º de setembro de 2003, foi um marco: com US$ 35 milhões em investimentos, o VM foi desenvolvido com potências nas faixas de 210cv e 240cv, um conjunto de mais de 20 opcionais, cabine leito e um inovador conceito neste segmento – a opção de sair da fábrica com a carroceria e o terceiro eixos instalados. “Com a linha VM, a Volvo dobrou seu mercado potencial no Brasil, iniciando a participação num segmento importante do setor de transportes que continua crescer”, declara Reinaldo Serafim, gerente da linha de caminhões VM.

Apenas quatro anos depois de lançada no Brasil num segmento em que a Volvo ainda não atuava, a linha VM é um completo sucesso. “Até o final deste ano, esperamos superar 3,2 mil unidades”, afirma Serafim. “Ousamos dizer que lançamos o melhor caminhão nesta categoria”, completa o gerente, referindo-se ao baixo consumo de combustível e ao alto grau de segurança e conforto dos modelos da linha VM.

A linha lançada em 2003 era oferecida nas configurações de eixos 4x2 e 6x2, e nas potências de 210cv e 240cv. Menos de dois anos depois, a Volvo atualizou estas versões e ampliou a linha lançando um VM cavalo mecânico 4x2 com um motor de 310cv. “Novamente, como ocorreu em 2003, lançamos a linha mais completa em sua classe”, diz Serafim.

Os VM foram feitos para as condições do Brasil e dos demais países da América do Sul, para onde a Volvo exporta seus veículos. “A nova linha mudou o perfil da Volvo, contribuiu para atender melhor as necessidades do transportador brasileiro e ampliou a oferta de produtos para a rede de concessionários”, observa o gerente.

Até 2003, quando lançou os VM com capacidade para 17 e 23 toneladas, a Volvo só fabricava caminhões pesados, com capacidade de tração acima de 40 toneladas. O VM inovou em vários aspectos: era o único caminhão em sua classe a ter coluna de direção ajustável, prancheta incorporada ao volante, sistema de basculamento hidráulico da cabine, além de opcionais importantes para a operação de transporte – como o imobilizador, climatizador e caixa de câmbio de nove marchas.

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