Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2013 - 09:30

A verdade por trás do Google

Lançado no Brasil pela Editora Planeta, A verdade por trás do Google traz à luz uma trajetória repleta de acusações e processos bilionários, problemas de invasão de privacidade, monopólio e condutas duvidosas por parte dos jovens criadores do buscador que revolucionou a internet.

Se você acha que o Google é apenas um buscador da internet que, sem cobrar nada, nos oferece seus serviços todos os dias, está enganado. O Google é, na realidade, uma das empresas mais ambiciosas e poderosas do mundo, de acordo com A verdade por trás do Google ([Planeta, 304 pp., R$ 39,90], de Alejandro Suárez Sánchez-Ocaña, livro que a Planeta lança em janeiro no Brasil.

Sergey Brin e Larry Page, dois jovens engenheiros de informática da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, criaram o buscador Google em 1998, inicialmente para ser usado apenas dentro do ambiente acadêmico. Mas, intimamente, eles nutriam uma obsessão bastante ambiciosa: organizar toda a informação do mundo.

Não muito tempo depois, o Google tornou-se uma das empresas mais valorizadas e poderosas do mundo, com um faturamento bilionário que supera o PIB de muitos países e que hoje engloba serviços como YouTube, Gmail, Orkut e Google+, só para citar alguns.

A história oficial desses empreendedores de sucesso – e de muita sorte – é amplamente conhecida entre os interessados por tecnologia. O que ninguém conhece muito bem, no entanto, é a trajetória oculta dessa multinacional, que estaria repleta de acusações de invasão de privacidade, monopólio, processos legais etc.

De acordo com Sánchez-Ocaña, o Google “é um gigante ocasionalmente descontrolado, que não só domina a seu bel-prazer a rede das redes, como também tem interesse em muitos outros setores. Isso, por si só, poderia não ser ruim. Ou talvez seja”. O autor prossegue: “Mas quem melhor definiu essa empresa foi o norte-americano Andy Grove, CEO da empresa Intel, quando declarou que o Google é ‘uma empresa bombada com esteroides, com um dedo em cada setor’”.

Depois de um grande investimento e o início de seu crescimento explosivo, no começo dos anos 2000, o Google mudou radicalmente: ficou maior e se transformou em algo diferente, e desde então está preso a vários interesses criados, uns mais obscuros que outros, aos quais precisa satisfazer de forma irremediável. E isso, às vezes, decepciona o seu público, pois nesses momentos a empresa abandona o espírito e a essência que existiam quando ela surgiu: o princípio “don’t be evil” (em português, não seja malvado), que nem sempre é cumprido...

O Google não é uma fundação beneficente, cuja máxima fundamental seria a felicidade de seus usuários. Muito ao contrário, como veremos no livro.

O autor espanhol destrincha em A verdade por trás do Google cada um dos segredos que esta corporação não quer que saibamos. São abordados desde os problemas do Google com a China, passando pelas compras bilionárias de empresas concorrentes e de outros setores, até chegar às suas relações com outras grandes multinacionais, como a Apple.

Para escrever este relato, o autor se muniu de documentos, entrevistas com gente do setor e com ex-funcionários da multinacional. Uma obra interessante e reveladora, que investiga e desmistifica uma das mais bem sucedidas empresas do mundo digital.

O autor-Alejandro Suárez Sánchez-Ocaña é investidor, empreendedor e empresário do setor de novas tecnologias, vice-presidente da AIEI (Associação de Investidores e Empreendedores de Internet), diretor-executivo do Grupo Publispain e da Rede de Blogs Lazer, no Brasil, conselheiro e sócio-fundador da Yes.fm, da Genotest, entre outras empresas.

Desde que fundou a sua primeira companhia, em 1998, já participou como business angel, consultor e assessor de fundos de capital de risco nos principais setores de atividade, criando novas empresas no mundo da hotelaria, da biotecnologia e dos meios de comunicação. Sua atividade empreendedora tem sido incessante durante todos esses anos, tanto em número de projetos quanto em áreas de negócios.

Devido à sua vasta experiência profissional e a seu destacado caráter inovador, colabora constantemente com diversos jornais e revistas espanhóis, abordando temas de tecnologia, inovação, gestão e empreendedorismo, e foi colunista do site da revista Pequenas empresas, grandes negócios, no Brasil. Participa ativamente de congressos e de mesas-redondas e é professor de mestrado em Business Entrepreneurship na Universidade Politécnica de Madri, na Espanha. A verdade por trás do Google teve grande sucesso na Espanha, chegando a entrar na lista de livros mais vendidos do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira