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26/10/2007 - 08:33

Cronologia mostra que Volvo investiu no País e ajudou a melhorar o transporte brasileiro

Os 30 anos que a Volvo do Brasil completa no dia 24 outubro dão a medida do que a empresa representou e continua a representar para o setor de transporte do país. É uma cronologia baseada em investimentos, novas tecnologias de segurança e respeito ao meio ambiente, confiança no País, desenvolvimento de veículos voltados para as necessidades dos transportadores, ações para amenizar os problemas no trânsito, além da vanguarda em gestão de pessoas. Em 2007, a Volvo foi considerada pelo Guia Melhores Empresas para Trabalhar, das revistas Você S/A e Exame, como um das 10 melhores empresas para trabalhar no Brasil e a melhor do setor automotivo. É uma história curta de três décadas de compromisso com o Brasil e com os brasileiros.

Menos de dois anos depois de os primeiros tijolos terem sido assentados nos prédios que formariam a linha de montagem da fábrica, em 1977, a Volvo já fazia a indicação dos primeiros concessionários que representariam a marca no País. Os primeiros estados contemplados foram o Paraná - sede da unidade fabril - São Paulo e Santa Catarina. Era a preparação para o primeiro veículo que sairia da planta brasileira.

Um chassi de ônibus B58 ficou pronto em março de 1979 e transformou-se num sucesso de vendas no mercado brasileiro. Em março do ano seguinte, a Volvo iniciava a produção de sua linha de caminhões modelo N.

Pioneira - A Volvo do Brasil expandiu-se gradativamente desde que esses primeiros veículos saíram da linha de montagem. Foi a primeira montadora a ter um serviço de atendimento emergencial ao motorista de caminhão, o Voar (Volvo Atendimento Rápido). O Voar foi criado justamente para conseguir dar atendimento ao motorista onde ele estivesse e no horário em que ele precisasse. “Ainda não tínhamos uma rede de concessionárias formada no País, e não podíamos deixar de atender os clientes da marca”, lembra Luis Carlos Pimenta, gerente de pós-venda da Volvo na América Latina. Atualmente, a Volvo possui uma rede de 74 concessionárias estrategicamente distribuídas por todo o território brasileiro.

Os lançamentos de novos caminhões e ônibus se sucederam, assim como outras ações importantes. Em 1980, a Volvo apresentou o ônibus articulado; em 1985 mostrou ao mercado brasileiro o caminhão N10 XH e, no ano seguinte, lançou a linha de caminhões Intercooler. Já em 1986, a Volvo lança o B10M, o ônibus mundial da marca.

Em 1987, quando completava dez anos de Brasil - e decidindo colaborar com a sociedade brasileira para atenuar a grave situação dos acidentes de trânsito do país - a empresa lança o Programa Volvo de Segurança nas Estradas, em vigor até hoje, e que se transformou na mais longa e abrangente campanha em prol da segurança no trânsito do Brasil. Atualmente, chama-se Programa Volvo de Segurança no Trânsito.

Biarticulado - “No início de sua segunda década de Brasil, a Volvo instituiu a primeira comissão de fábrica do Paraná (1988) e lançou a linha de caminhões NL, a primeira desenvolvida no Brasil (1989)”, diz Carlos Morassutti, diretor de RH e Assuntos Corporativos da Volvo. A companhia começou então a importar os automóveis Volvo (1991), lançou o primeiro ônibus biarticulado (1992), apresentou nova linha NL de caminhões (1993) e, em novembro daquele ano, começa a importar da Suécia as primeiras unidades do caminhão FH, uma linha de caminhões que revolucionaria o transporte brasileiro rodoviário de cargas – justamente por seu alto grau de tecnologia embarcada, a grande preocupação com a segurança e o conforto do motorista, e com o respeito ao meio ambiente.

Em 1994 começou a produzir os chassis de ônibus B12, com motor traseiro de 12 litros e 410 cavalos, e os ônibus B10M articulados. No mesmo ano, lança o Vikingprev, um plano de aposentadoria suplementar para os funcionários. Reduz, pioneiramente no Brasil, a jornada de trabalho dos funcionários horistas para 40 horas semanais, e define o sistema de participação dos empregados nos resultados financeiros da empresa (1995).

O ano de 1996 começa com o lançamento da nova linha de caminhões EDC (Eletronic Diesel Control), com o monitoramento eletrônico da injeção de combustível, e, em junho, a empresa recebe a certificação ISO 9000 de qualidade. Nos dois anos seguintes a Volvo lança o ônibus B12 com especificações exclusivas para o mercado brasileiro, inaugura uma nova fábrica de cabines em Curitiba com oito robôs na linha de produção, lança a avançada linha FH de caminhões produzida no País, além do ônibus B7 - o primeiro veículo desta categoria na faixa de 16 toneladas, com motor traseiro de 7 litros.

Em 1999, a Volvo do Brasil inaugura uma nova fábrica de motores em Curitiba, a primeira fora da Suécia em toda a história do grupo. Cria também a Volvo Serviços Financeiros, recebe a certificação ISO 9001, lança o departamento de Seminovos Viking para comercializar caminhões seminovos da marca, apresenta a nova linha H de caminhões e transfere a sede da Volvo Construction Equipment Latin America de Campinas, interior de São Paulo, para Curitiba.

Investimentos - Os investimentos que precederam o lançamento da nova linha de caminhões NH foram os maiores já realizados pela Volvo do Brasil, em toda sua história – US$ 400 milhões de dólares foram aplicados nos anos anteriores em uma completa reestruturação da unidade brasileira, contemplando, inclusive, a construção de uma nova fábrica de cabines e outra, de motores, além das cifras dirigidas para o próprio desenvolvimento dos novos produtos.

Nos dois anos seguintes a Volvo do Brasil continua inovando: lança os ônibus B7R piso baixo, o B10R com motor traseiro de 10 litros e o B7R260; apresenta os Planos de Manutenção Volvo; vende 65 ônibus articulados para o sistema Transmilenio de transporte coletivo, de Bogotá; começa a operar o Centro de Entregas Volvo, onde os clientes recebem caminhões com treinamento de motoristas na fábrica; e lança o Trip Manager, ferramenta para obter informações do computador de bordo do caminhão.

Em 2002, a Volvo lança a “Série especial 25 anos” dos caminhões NH e FH, e produz sua 25.000º cabine no Brasil. No ano seguinte, anuncia US$ 100 milhões em investimentos para a renovação e ampliação de sua linha de veículos fabricados no Brasil, produz seu motor número 100.000º no País, lança o ônibus B12R e, pela primeira vez em sua história brasileira, lança uma linha de caminhões semipesados, os Volvo VM.

A maior venda - Em janeiro de 2005, a Volvo vende 1669 ônibus para o sistema Transantiago de transporte coletivo. É a maior venda de ônibus do grupo em toda a sua história da Volvo Bus Corporation. No mesmo ano, lança o caminhão FM 8x4, atinge a marca de 100 mil caminhões produzidos no Brasil, e lança a nova linha VM.

No ano seguinte, a Volvo lança a nova linha FH e FM 13 litros; vende 220 ônibus B7RLE para a Venezuela; anuncia investimentos de US$ 75 milhões no Brasil para o período de 2006/2008 e recordes de vendas (12.144 caminhões e ônibus) e de faturamento (R$ 3,5 bilhões) no Brasil; recebe a visita do CEO e presidente mundial do grupo Volvo, Leif Johanson; e promove, em São Paulo, o Seminário Internacional sobre Meio Ambiente para a imprensa brasileira especializada em transporte de carga.

Em fevereiro de 2007, a Volvo informa a ampliação de investimentos já anunciados de US$ 75 milhões para US$ 110 milhões para o triênio 2006-2008. Os recursos estão sendo usados para melhorias no parque fabril e atualização da linha de produtos.

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