Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/02/2013 - 10:05

Lucro líquido da Etihad Airways cresce 200% e fecha o ano em US$42 milhões

Segundo ano de lucro líquido registrando 200%, saltando de US$ 14 milhões em 2011 para US$ 42 milhões em 2012. Sucesso na criação das suas alianças comerciais, com investimentos na Air Seychelles (40%), Airberlin (29,21%), Virgin Australia (9%) e Aer Lingus (2,987%).Aumento na receita de US$ 4,1 para US$ 4,8 bilhões, com contribuição de 19% das companhias aéreas parceiras na receita de passageiros. Aumento de 16% no Ebitdar (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel) de US$753 milhões (US$648 milhões).5% de redução em custos, sem contar combustível, por assento por quilômetro disponível (ASK)· O número de passageiros ultrapassa 10 milhões pela primeira vez· Fator de ocupação recorde de 78,2%, um salto significativo de 2,4 pontos percentuais· Receita de passageiros por quilômetros (RPK) aumenta 23%, representando 48 bilhões, continuando a crescer mais do que assentos por quilômetro disponível· Premiada como a Companhia Aérea Líder Mundial pelo quarto ano consecutivo pelo World Travel Awards· Inclusão de 6 aeronaves na frota somando 70 aeronaves, permitindo o acesso a 86 destinos operados pela Etihad Airways para passageiros e carga e 248 destinos codeshare· Tonelagem de carga apresentou forte crescimento de 19% ou 367.837 toneladas.

* As contas da Etihad Airways são auditadas pela KPMG

A Etihad Airways, a companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, informa hoje que seu lucro líquido em 2012 foi de US$ 42 milhões, um aumento de 200% se comparado a 2011 (US$ 14 milhões).

O ano de 2012 foi marcado por fortes incrementos nas receitas, aumento de números de passageiros transportados e um rígido controle de custos. A receita aumentou para US$ 4,8 bilhões (de US$ 4,1 bilhões), uma alta de 17%. Em relação ao número de passageiros houve um aumento de 23%, ou 10,3 milhões (em 2011 foram 8,4 milhões). Estes números foram impulsionados significativamente por parcerias de capital e codeshares da Etihad Airways, que obtiveram mais de US$ 600 milhões em sua receita total.

“Este foi um ano de mudanças para a Etihad Airways. Nós obtivemos uma melhora no lucro líquido e pelo segundo ano consecutivo mantivemos um balanço positivo. É um feito notável, dado a juventude da companhia, o crescimento ambicioso, além dos investimentos constantes feitos pela Etihad em um ambiente econômico global de desafios”, diz James Hogan, presidente e CEO da Etihad Airways. "Demos passos importantes na criação da primeira aliança comercial, com os nossos investimentos na airberlin, Air Seychelles, Virgin Australia e Aer Lingus, que estão contribuindo com um valor significativo para o nosso negócio”. E completou: “Cumprimos nosso compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico de Abu Dhabi, no setor de aviação e construindo conexões com o trade de turismo ao redor do mundo”.

O lucro antes de juros e impostos (EBIT) aumentou para US$ 170 milhões, uma alta de 24% se comparado a 2011 (US$ 137 milhões), enquanto o EBITDAR (lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel) subiu para US$753 milhões dólares (ante a US$ 648 milhões dólares), uma margem de 16% sobre a receita total.

Desde que Hogan entrou para a Etihad Airways como Presidente e CEO, em 2006, a companhia aérea cresceu de uma empresa de US$750 milhões para uma que agora vai gerar US$ 5 bilhões por ano. Hogan disse que a Etihad Airways atraiu mais apoio da comunidade global financeira em 2012. Mais de 50 instituições já ofereceram mais de US$ 6,8 bilhões em financiamento acumulativo para a expansão em curso da companhia aérea. "Os nossos banqueiros entendem e confiam em nosso negócio, nossa visão e nosso potencial", disse ele.

Durante 2012, o crescimento em receita de passageiros por quilômetro transportado (RPK) superou o crescimento em assentos por quilômetros disponível (ASK) pelo quarto ano consecutivo. O RPK aumentou 23%, para 48 bilhões (de 39 bilhões) e o ASK aumentou 20%, para 61 bilhões (de 51 bilhões no ano passado), resultando em uma elevação significativa no fator de ocupação de 2,4 pontos, para 78,2 % (de 75,8 % em 2011).

Os parceiros comerciais e de codeshare contribuíram com mais de 1,2 milhão de passageiros na rede da Etihad Airways. A airberlin, na qual a Etihad Airways detém uma participação de 29,21%, teve uma contribuição forte, com mais de 300 mil passageiros compartilhados entre suas redes, obtendo mais de US$ 130 milhões, no total, para as duas companhias aéreas.

Apesar do aumento nos preços globais do petróleo em 2012, a Etihad Airways minimizou o impacto através da sua política rigorosa de fuel hedging (compra de combustível a preço fixo). A companhia aérea afixou 80% dos custos de combustível durante o ano, o mesmo nível que em 2011.

A gestão criteriosa dos custos em todas as áreas do negócio resultou em uma redução de 5% dos custos, sem contar combustíveis, por assento por quilômetro disponível (CASK). No comparativo, os custos da Etihad Airways estão no quartil mais baixo em relação a outras grandes companhias áreas de serviço completo, de acordo com os analistas independentes do Seabury. "Nós sabemos como gerenciar os custos sem comprometer nosso produto inovador e a excelência dos serviços prestados ", completa Hogan.

Durante 2012, a Etihad Airways: · Beneficiou-se com o primeiro ano da parceria estratégica com a airberlin, na qual a Etihad Airways obteve uma participação acionária em dezembro de 2011. O relacionamento resultou em novos voos para Abu Dhabi a partir de Berlim, programas de milhagem de “acúmulo e uso” e uma vasta gama de sinergias comerciais;

· Adquiriu uma participação de 40% na Air Seychelles em janeiro de 2012 e recebeu um contrato de gestão de cinco anos para administrar a companhia aérea. As duas companhias aéreas integraram suas redes de rotas, programas de milhagem, programas de treinamento e manutenção, e a Air Seychelles deve voltar a ter lucro como resultado dessas iniciativas;

· Começou a voar para seis novos destinos - Trípoli, Xangai, Nairóbi, Lagos, Ahmedabad e Basra. A companhia aérea também anunciou novos voos para Washington, Amsterdã, São Paulo e Ho Chi Minh City para 2013;

· Utilizou biocombustível em um voo experimental em janeiro, o primeiro no Golfo, como parte do compromisso da companhia com a sustentabilidade ambiental;

· Continuou o seu papel como membro fundador e investidor do "Consórcio de Pesquisa em Bioenergia Sustentável”, liderado pelo Masdar Institute, juntamente com os outros membros fundadores, Boeing e UOP, é encarregado de investigar o potencial de combustíveis alternativos sustentáveis para aviação na região;

· Começou a implementar a plataforma avançada SabreSonic em preparação para seu lançamento em fevereiro de 2013. Por meio do acordo de US$ 1 bilhão e 10 anos com a Sabre Airline Solutions, a Etihad Airways vai utilizar a plataforma integrada em suas operações de reservas, inventário, marketing, planejamento, comércio eletrônico, distribuição e controle de partidas;

· Aumentou frequência e capacidade dos voos para seis cidades - Dusseldorf, Bangkok, Kuwait, Dammam, Istambul e Cairo;

· Desenvolvimento contínuo das relações de codeshare, agora com 41 companhias aéreas parceiras, incluindo uma nova relação estratégica de grande importância com a Air France-KLM, assinada em outubro;

· Investiu na Aer Lingus e, posteriormente, assinou acordos para codeshare mais abrangentes e atividades comerciais conjuntas;

· Obteve uma participação acionária na Virgin Australia, a última etapa de uma grande parceria de sucesso e de vários níveis, que inclui codeshare, iniciativas conjuntas de marketing e reciprocidade de "acúmulo e uso” nos programas de milhagem de cada companhia.

· Lançou o seu novo serviço "Etihad Wi-Fly" de conectividade de celular e Internet de bordo de alta velocidade e banda larga, e operado pela Panasonic Avionics Global Communications Suite, em um voo A330-200 para Bruxelas em Dezembro. Esta é a primeira implementação da tecnologia que resultará de um contrato de US$1 bilhão e 10 anos com a Panasonic;

· Adquiriu uma participação majoritária em uma nova entidade incorporada ao próprio programa de milhagem da airberlin, o topbonus. A entidade faz parte de uma nova empresa global de gestão de fidelidade estabelecida pela Etihad Airways, voltada para o mercado de administração de fidelidade altamente lucrativo e com crescimento rápido;

· Foi nomeada a companhia aérea líder mundial no World Travel Awards, pelo quarto ano consecutivo;

"O cliente está no centro de tudo que fazemos. Em 2012, foi nosso compromisso oferecer consistentemente o melhor serviço e produto da indústria, na terra e no ar, o que resultou em aumento de passageiros e desempenho financeiro sólido”, disse Hogan.

A Etihad Airways continua a investir no seu produto premiado em toda a rede. Em 2012, a companhia revelou planos para investir em novos lounges em Paris (inaugurada em Dezembro de 2012), Washington, Sydney e Melbourne. Também abriu seu primeiro call center europeu em Manchester para dar suporte aos clientes. O call center emprega mais de 190 funcionários e respondeu a quase meio milhão de chamadas em 18 mercados em nove idiomas desde a abertura, resultando em mais de US$ 20 milhões em receita.

Refletindo a sólida fidelidade do cliente, o programa de milhagem da companhia aérea, Etihad Guest, ultrapassou a marca de 1,8 milhões de membros durante o ano. O programa foi fortalecido com a introdução da solução PointsPay, permitindo que os membros do Etihad Guest resgatem pontos em troca de dinheiro para comprar produtos em 30 milhões de estabelecimentos em todo o mundo.

Hogan disse que o setor de carga continuou a desempenhar um papel importante no sucesso da Etihad Airways, obtendo um aumento de tonelagem de 19%, e aumento de capacidade de 14% em tonelagem por quilômetros disponíveis. "A Etihad Cargo continua a superar o mercado", disse Hogan. "Estamos criando um momento forte de crescimento em mercados internacionais através de uma segmentação focada no cliente e nos produtos."

As atualizações de frota previstas para 2013 incluem 14 aeronaves, com 11 entregas de aeronaves de passageiros e três entregas de cargueiros. Os pedidos são para nove aviões de fuselagem larga (6 x Boeing 777-300ER de passageiros, 2 x Boeing 777 cargueiros e 1 x Airbus 330 cargueiro) e cinco aeronaves de fuselagem estreita (4 x Airbus 320 e 1 x Airbus 321). Estes aviões irão atender às necessidades de crescimento imediatas da Etihad Airways.

No final de 2012, a empresa contava com 10.656 funcionários, 18% a mais do que em 2011 (9.038), com mais de 125 nacionalidades representadas. O programa para aumentar o número de cidadãos dos Emirados Árabes na companhia aérea, como pilotos cadetes, engenheiros e gerentes formados continua a ser um sucesso, com 1.254 cidadãos agora empregados, representando 22% da força de trabalho na matriz da companhia.

"Estou orgulhoso do nosso sucesso e do esforço enorme e das realizações de cada colaborador da Etihad Airways”, disse Hogan. “Estou otimista com o que o futuro nos reserva e estamos ansiosos para trabalhar com todos os nossos parceiros para maximizar o retorno para nosso acionista, permitir a continuidade do crescimento e evolução de Abu Dhabi, e criar uma experiência marcante para nossos passageiros.", diz Hogan.

Perfil-A Etihad Airways, companhia aérea nacional dos Emirados Árabes Unidos, começou suas operações em 2003 e em 2012 transportou 10,3 milhões de passageiros. Do seu centro de conexões no Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, a Etihad Airways opera voos para 86 cidades no Oriente Médio, África, Europa, Ásia, Austrália e América do Norte. Com uma frota de 70 aviões dos modelos Airbus e Boeing e mais de 90 pedidos de aeronaves para serem entregues, incluindo 10 Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo. A Etihad Airways também mantém investimentos na airberlin, Air Seychelles, Virgin Australia e Aer Lingus. [www.etihad.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira