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27/10/2007 - 07:43

Embratur faz ofensiva para ganhar mais espaço na Europa e nos EUA

Em road shows e seminários, Escritórios Brasileiros de Turismo atingem profissionais e divulgam destinos do Brasil. A estratégia do Ministério do Turismo, por meio da Embratur e EBTs, é reforçar a presença em mercados prioritários

Agentes da Vivatours, uma das maiores empresas de turismo da Espanha, participam nesta terça-feira (30), em Oviedo (Espanha), de treinamento sobre roteiros turísticos no Brasil, promovido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). A iniciativa é resultado do termo de cooperação firmado este ano pelas duas entidades e tem o objetivo de diversificar a oferta de destinos para os turistas espanhóis. Valência e Sevilha também receberam o evento, realizado nos dias 24 e 25, respectivamente.

De acordo com a executiva do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) na Espanha, Fernanda Hümmel, que participou das atividades, a parceria com a Vivatours favorece o trabalho da Embratur. "A operadora sempre busca colocar nos catálogos extensões novas para sair do comum e esta estratégia vai de encontro à nossa", destaca.

Estrada Real, Fortaleza, Parnaíba e Lençóis Maranhenses foram algumas das rotas apresentadas aos participantes. “Eles ficaram surpresos com a quantidade de roteiros do Brasil e não sabiam que o País tem tantos Patrimônios da Humanidade”, conta Fernanda Hümmel.

Na opinião do representante do departamento Comercial da Vivatours, José Luiz Sanchez, o treinamento vai aquecer as vendas de pacotes para o Brasil. "Os agentes estavam interessados nas informações. Isso vai nos ajudar principalmente quando o monográfico do Brasil com a Vivatours sair, em janeiro de 2008, com novos destinos e novas rotas", avalia.

Em Dublin, na Irlanda, o treinamento ocorreu na quarta-feira (24) e contou com a participação de 15 agentes de viagem, além de quatro funcionários da Irish Travel Agents Association (ITAA). "O mercado irlandês é enorme e deficiente de informações sobre o Brasil", avalia Glauco Fuzinatto, do EBT do Reino Unido, ressaltando que essa foi a primeira vez que a Embratur promoveu este tipo de ação no país.

Turismo em dólar - Para conquistar os turistas do segmento de luxo dos Estados Unidos, a Embratur apostou na realização de road shows. Mais de 40 agências de turismo voltadas aos consumidores de alto poder aquisitivo participaram da rodada de negócios do Brasil em Miami, na terça-feira (23).

"Nos tornamos visíveis para agências de ótimo nível, cujos clientes gastam de US$ 3 mil a US$ 4 mil, no mínimo, em um único pacote”, ressalta Enzo Avezum, executivo do EBT da Costa Oeste do país. “O gasto médio desse público durante estadia no destino varia de US$ 150 a US$ 200 por dia”, reforça.

A atividade foi promovida em conjunto com a Sita Tours - conceituada operadora do segmento luxo dos EUA. “O Brasil conseguiu emplacar sete destinos no catálogo da operadora para o próximo ano”, comemora Avezum. O road show brasileiro também foi realizado em Atlanta, na quinta-feira (25), com a participação de mais 32 agências.

Ainda nos EUA, 25 agentes da ClubABC Tours – uma das maiores operadoras do mercado, com mais de 30 anos de tradição – participaram na terça-feira (23) de seminário promovido pela Embratur, em parceria com a companhia aérea TAM.

Na ocasião, Miguel Jerônimo, executivo do EBT na Costa Leste, apresentou as principais ações do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional. "Esse seminário integra um conjunto de eventos que o EBT vai realizar com várias agências importantes do mercado, como a Protravel e a Liberty, para ampliar a oferta dos destinos brasileiros e reforçar nossa presença no mercado americano, de altíssima prioridade para o Brasil", completa Jerônimo.

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