Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2013 - 07:33

Itaipu Binacional reforça ambientes críticos em TI

Com oito mil metros de cabos Furukawa com 192 fibras, dois novos links ópticos foram construídos para interligar os Data Centers da usina no Brasil e no Paraguai.

São Paulo– Desde o início do ano a Itaipu Binacional, maior usina de geração de energia limpa e renovável do mundo, conta com um reforço importante na infraestrutura física de seus “ambientes críticos” de Telecomunicações. Sediada em Foz do Iguaçu, na divisa com o Paraguai, a geradora energética recebeu novo aporte tecnológico com a construção de dois links ópticos de comunicação para interligar dois Data Centers – um localizado na margem esquerda do rio Paraná, no lado brasileiro, e outro na Sala de Telecomunicação, no interior da barragem, na cota 127 da margem direita, no lado paraguaio.

“São ambientes críticos, responsáveis pelo armazenamento e processamento de um enorme volume de dados, que precisam operar sem interrupções e com confiabilidade extrema”, comenta Roberto Kihara, gerente comercial da Furukawa, fabricante selecionado pela Itaipu Binacional.

Os dois novos links ópticos foram construídos com cabos Furukawa (anti-roedor e LSZH – Low Smoke Zero Halogen), com 192 fibras cada, por caminhos distintos. A escolha desses cabos, por meio de edital público, foi baseada na sua qualidade – já que o projeto demandava parte das instalações em tubulações subterrâneas, em ambientes externos. A outra parte passa pelo interior da usina, em leitos (caminhos de rede) já existentes. No total, foram quatro bobinas somando 8 mil metros de cabos ópticos.

“Os cabos LSZH foram instalados em corredores e em áreas confinadas. Em caso de contato com o fogo eles não propagam e nem exalam fumaça tóxica”, observa Emanuel Maia de Souza, diretor da Compustar, integradora credenciada da marca Furukawa que executou o projeto.

Para o gerenciamento dos links, a equipe de gestores responsáveis pelo projeto optou pelo sistema PatchView, também da Furukawa, a fim de proporcionar forte melhoria na gestão da camada física da rede.

40/100 GbE – De acordo com o engenheiro Oswaldo Schiochet Junior, responsável pela rede de telecomunicações da Itaipu Binacional, “essa implantação atende as necessidades imediatas de maior velocidade (40/100 Gigabit Ehernet) e disponibilidade, exigidas pelas novas máquinas – servidores, storages, routers e outros – recentemente instalados nos Data Centers. Também disponibiliza redundância para estas conexões e para os segmentos de rede, existentes nos dois países. Em resumo, isso garante a produtividade e reduz problemas tecnológicos na usina”, complementa.

A opção pela execução desses dois novos links ópticos com a solução completa da Furukawa redobra a qualidade da TI da Itaipu Binacional para todos os usuários. Seja pelas características dos cabos aplicados ou pela utilização do sistema PatchView, a opção da infraestrutura de interligação dos links foram fundamentais neste projeto para uma comunicação sem interrupções.

A integração é segunda obra executada pela Compustar na usina, sempre usando tecnologias da marca Furukawa. O primeiro projeto foi em 2006, com o lançamento de um cabo óptico de 108 fibras, interligando o Data Center no Brasil à Sala de Telecomunicações do Lado paraguaio – que atravessava praticamente toda a barragem.

Ainda no primeiro semestre de 2013 há previsão de outros projetos de telecomunicações em que produtos Furukawa serão utilizados.

A Furukawa – Indústria de origem japonesa, a Furukawa está há 38 anos no mercado nacional. A companhia provê soluções de cabeamento estruturado e redes ópticas, liderando o segmento de Cabling no Brasil e demais integrantes do Mercosul.

Em crescente expansão na América Latina, a Furukawa Brasil tem sua matriz e unidade industrial principal em Curitiba, Paraná, de onde comanda as operações da marca para o mercado brasileiro e todos os países de língua portuguesa e hispânica, o que inclui a região Latino-americana e África.

O fabricante mantém também outras duas fábricas subsidiárias: em São Paulo/Brasil e em Berazategui, na Grande Buenos Aires / Argentina. [www.furukawa.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira