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27/10/2007 - 07:50

UL certifica centro de delivery da IBM Brasil em qualidade eSCM nível 4

Qualificação credencia a subsidiária brasileira com o mais alto padrão de qualidade no mercado mundial de serviços de outsourcing estratégico de TI.

A IBM Brasil obteve, via Underwriters Laboratories Inc (UL), o certificado de competência eSCM-SP (eSourcing Capability Model for Service Providers) nível 4, o maior grau de primeira certificação para outsourcing de TI em todo o mundo. O eSCM-SP posiciona a empresa como uma das principais provedoras de serviços com o mais elevado nível de qualidade no mercado mundial de Outsourcing Estratégico de TI. Após dois anos de exercício positivo de mercado, a IBM poderá ser credenciada com o eSCM-SP nível 5, o mais elevado da categoria.

A UL, responsável por certificar a IBM na Argentina e na Índia, usou dessa expertise para facilitar o processo eSCM-SP também à filial brasileira. "Encontramos na IBM Brasil um nível de maturidade corporativa excepcional. Também, a clara documentação das práticas aplicadas facilitou ainda mais a interação com os auditores e contribuiu para agilizar o processo de credenciamento", comenta Marco Roque, diretor-geral da UL para a América Latina.

O certificado eSCM-SP de competência nível 4 foi obtido pela divisão Global Technology Services da IBM, localizado em São Paulo, Hortolândia (São Paulo) e Rio de Janeiro, responsável pela exportação de serviços de tecnologia para mais de 60 clientes - da América do Norte, América Latina e Europa. O Global Command Center foi inaugurado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto de 2005. Com um investimento de US$ 20 milhões, as novas instalações posicionaram o centro como uma parte importante da oferta de serviços de fornecimento global da IBM.

O Centro de Tecnologia da IBM (CTIBM) em Hortolândia possui cerca de 6.800 profissionais. Hoje, além do eSCM-SP de competência nível 4, o Global Delivery Center da IBM Brasil possui o certificado de qualidade ISO 9001 e CMM (Capability Maturity Model) nível 5.

"Este certificado é um diferencial importante na qualidade do serviço e posiciona a IBM Brasil com o mais alto nível de serviço no segmento de mercado de outsourcing de tecnologia", afirma André França, executivo de delivery GTS da IBM Brasil. "Qualidade, custo, entrega do serviço, segurança e confiabilidade são cinco características essenciais a um provedor de serviços de tecnologia. Todos estes elementos estão presentes no modelo eSCM-SP".

A UL, líder em certificação e ensaios de produtos, registros de sistema de gestão e inspeções comerciais, está inserida em um seleto grupo habilitado pelo Carnegie Mellon University's IT Services Qualification Center (ITsqc), composto por profissionais altamente qualificados na condução de avaliações para certificar empresas provedoras de serviços. De acordo com Dr. Jane Siegel, da Carnegie Mellon, "Este reconhecimento demonstra a excelência na capacidade operacional do centro de delivery da IBM de Hortolândia e a força da sua qualidade de gerenciamento de sistemas. Esta avaliação também aumenta a confiança dos clientes em fazer negócios com a IBM, já que ser certificado com o eSCM-SP nível 4 significa que a área de strategical outsourcing da IBM acrescenta valor aos negócios de seus clientes".

Perfil do eSCM-SP - O eSCM-SP trata dos pontos mais relevantes e melhores práticas relacionados ao sourcing de tecnologia. Os provedores de sourcing utilizam o modelo para determinar as capacidades existentes dentro da empresa e aprimorá-las. Conta com 5 níveis, sendo o 1o. o mais básico e o 5o. o mais avançado. Os níveis representam a capacidade de entregar os serviços com excelência, com atividades que os provedores devem executar para assegurar a sobrevivência de suas empresas e um crescimento rentável e sustentável. A certificação incorpora ainda exigências de outros padrões globais de qualidade, como ISO 9001:2000, ISO27001 (BS7799) e ISO20000 (BS15000).

O Sourcing é a aquisição de serviços que, historicamente, foram providos internamente através de outro provedor. O provedor pode ser externo à organização (Outsourcing) ou interno à mesma (Insourcing) ou, ainda, a combinação de ambos. O sourcing pode estar orientado às funções de suporte da organização ou orientado diretamente aos negócios da organização.

A Carnegie Mellon denomina eSourcing o tipo de sourcing que utiliza TI no processamento e entrega dos serviços. Estes serviços são oferecidos através do uso de telecomunicações, redes de dados ou outros meios eletrônicos.

Sobre a Carnegie Mellon University - Para mais informações sobre o IT Services Qualification Center (ITSqc) da Carnegie Mellon University, acesse http://itsqc.cmu.edu/. A Carnegie Mellon é uma universidade privada de pesquisa com uma distinta combinação de programas em ciências da computação, robótica, engenharia, ciências, negócios, política pública, artes e ciências humanas. A Carnegie Mellon tem contribuído para o desenvolvimento e uso de outros padrões de qualidade bem sucedidos, como CMMI, SW-CMM e People CMM. Para mais informações, acesse http://www.cmu.edu. | A IBM: /www.ibm.com/servicessolutions/br/.

Perfil UL América Latina - Fundada nos Estados Unidos há 112 anos e presente na América Latina desde 1995 (Argentina, Brasil, Chile e México), a UL (Underwriters Laboratories Inc.) é uma organização independente, sem fins lucrativos, e um dos líderes em ensaios de segurança, certificação de produtos, inspeções comerciais, além de registros do sistema de gestão ambiental e da qualidade (ISO 9000, AS9100 , TL 9000, ISO 14000, SA 8000, ISO/TS 16949, ISO 27000, ISO 22000, ISO 13485 e OHSAS 18001, entre outros).

A UL avalia 19.214 tipos de produtos em 104 países, possui 66 laboratórios, 127 centros de inspeção e 6,2 mil profissionais em todo o mundo. Em 2006, faturou US$ 900 milhões. Os 21 bilhões de produtos que levam o selo UL têm credibilidade diante dos consumidores, corporações, órgãos governamentais e agentes reguladores em todos os continentes.

A empresa possui mais de 2,2 mil clientes certificados na América Latina e está credenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para certificação em conformidade com as normas brasileiras. Na Argentina, a UL é credenciada pelo OAA (Organismo Argentino de Acreditación) e oferece a Marca S (Seguridad). No México, fornece a certificação com a Marca NOM (Normas Oficiales Mejicanas) por meio de parceiros locais. | Sites: www.s2.com.br ou http://www.ul-latinamerica.com.

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