Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2007 - 07:51

Avon unifica informações e agiliza tomada de decisões com BI

Plataforma MicroStrategy permitiu ainda identificar oportunidades de negócios e monitorar estratégias e ações de marketing.

São Paulo- Transformar dados em informação gerencial para suportar o processo de tomada de decisão e alinhá-lo com os objetivos estratégicos da companhia, ganhando competitividade de um modo sustentável. Estes foram os principais objetivos que levaram a Avon Brasil, empresa que possui mais de 1 milhão de revendedoras e fatura cerca de cem mil pedidos por dia, a investir em um projeto de business intelligence (BI) utilizando a plataforma da MicroStrategy. Entre os resultados obtidos com a implementação está a integração das informações provenientes de diversas áreas, análise mais profunda e complexa dos dados, maior agilidade na tomada de decisões, credibilidade e confiabilidade nos relatórios gerados.

Segundo Andréa Pereira, diretora de TI da Avon Brasil, antes do BI o processo de tomada de decisão era baseado em experiências e não em fatos concretos, além disto, não existia um gerenciamento e uma apuração minuciosa das informações, que por serem originadas de diversas fontes muitas vezes eram conflitantes. A proposta do projeto foi desenvolver um Data Warehouse para facilitar a análise dos principais KPIs do negócio, a partir de um ponto de vista macro, chegando a uma perspectiva detalhada. E também identificar oportunidades de negócios, monitorar estratégias e ações e promover mudança de cultura.

“O nosso objetivo era analisar cada vez mais estes dados estratégicos e criar vantagens competitivas. Como resultado podemos citar a criação de relatórios que permitem à área de marketing ter acesso a dados referentes a cada campanha em específico, de acordo inclusive com a segmentação de revendedoras, e ainda, avaliar o comportamento das vendas por região ou por idade do consumidor, permitindo a criação de ações mais efetivas. Foi possível ainda desenvolver um perfil mais analítico do usuário”, enfatiza Andréa.

O projeto de BI na Avon é de alta complexidade, devido ao grande volume de dados envolvido. A companhia realiza cerca de 19 campanhas por ano, sendo uma campanha nova a cada 13 dias, 4 mil produtos ofertados por campanha, 20 mil produtos cadastrados, 3 milhões de revendedoras cadastradas, mais de 1 milhão de revendedoras ativas e 15 milhões de consumidores atingidos por campanha

. Além disto, para conhecer as necessidades que determinariam o escopo do projeto, foram envolvidas as áreas de Marketing, Vendas, Supply Chain e Finanças, totalizando 24 departamentos. No entanto, o foco mais detalhado foi direcionado a Marketing, Vendas e Planejamento de Demanda. A equipe de negócios conduziu entrevistas com cerca de 43 usuários para desenvolvimento dos templates de acordo com o nível dos cargos, identificar indicadores, dimensões e o plano de substituição do sistema fonte e definir a arquitetura de aplicação e de infra-estrutura.

A diretora explica também que o envolvimento das áreas de negócios foi fundamental para o sucesso do projeto, que também demandou a criação de duas novas áreas dentro da estrutura organizacional de TI: uma de arquitetura de Dados em TI e outra específica de BI para atuar exclusivamente na entrega das informações. “O apoio de uma consultoria especializada, treinamento customizado e comprometimento do time foram fundamentais para o sucesso do projeto, que durou cerca de 18 meses. A escolha pela MicroStrategy aconteceu após diversas visitas dos líderes de Negócios e TI em empresas de diversos segmentos, que utilizavam as mais variadas tecnologias e possuíam diferente estruturas de equipe de BI. O fato da ferramenta estar homologada e ser utilizada pela TI Global e a oportunidade de compartilhamento de ambiente com outros países também foram pontos a favor. Além de atender ainda aos requisitos dos nossos usuários quanto às funcionalidades, segurança e ser totalmente recomendada para altos volumes de dados”, finaliza.

Perfil da MicroStrategy - Fundada em 1989, a MicroStrategy é líder global em tecnologia de business intelligence (BI). A MicroStrategy disponibiliza software para relatórios integrados, análises e monitoramento, que auxiliam as organizações líderes de todo o mundo a tomarem melhores decisões de negócios, todos os dias. A escolha pela tecnologia MicroStrategy se dá por suas habilidades técnicas avançadas, capacidade de análise sofisticada e superior escalabilidade de dados e de usuários. Site www.microstrategy.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira