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27/10/2007 - 07:51

Solução Quest ajuda AMESP a extrair e compartilhar informações estratégicas

Operadora de plano de saúde com 460 mil clientes faz do SQL Navigator sua principal ferramenta de realização de queries em ambiente Oracle; consultas ajudam instituição a atualizar suas aplicações de negócios e levantar respostas específicas para novos desafios na área da saúde

São Paulo – Para bem atender seus 460 mil clientes, a AMESP, operadora de planos de saúde que atua em São Paulo e na Grande São Paulo, utiliza uma sofisticada infra-estrutura de TI e Telecomunicações. O centro de tudo é um conjunto de aplicações de negócios que mapeiam, passo a passo, todos os processos da empresa, da entrada do paciente na recepção ou via call center (agendamento de consulta) até o faturamento. “Um de nossos diferenciais é que optamos trabalhar com rede própria de clínicas, hospitais, ambulatórios e laboratórios”, ressalta André Monteiro de Mello, diretor de tecnologia, informática e telecomunicações da Amesp. “É um modelo baseado em avançadas soluções de gestão que garantem, ao mesmo tempo, o controle sobre os processos voltados ao atendimento do paciente e uma grande agilidade para ir ao encontro das demandas do nosso público-alvo”.

A filosofia de trabalhar a partir de práticas consagradas de gestão reflete-se, é claro, na área de TI da empresa. Não por acaso, todas as etapas do workflow de atendimento ao cliente estão retratadas no Sistema AMESP de Atendimento ao Cliente, aplicação desenvolvida pela equipe de Mello em Delphi e baseada em Oracle. “Desde o início do processo, passando pela consulta médica, pedido e realização de exames e procedimentos até cuidados pós-operatórios, tudo fica registrado nesse sistema”, detalha Samuel Natali Jr., responsável pelas áreas de tecnologia, informática e telecomunicações da AMESP. Na prática, porém, muitas outras aplicações estão suportando os processos da AMESP. “Em todos os casos, utilizamos o SQL Navigator, da Quest Software, como a ferramenta encarregada de definir queries (consultas) na nossa base de dados”.

A meta da Amesp é agilizar o processo de extração de informações do Oracle, algo essencial para colocar o universo de dados da empresa a serviço dos novos desafios de negócios da empresa. Para facilitar ainda mais o compartilhamento das informações pesquisadas no Oracle a partir da query criada pelo Navigator, a solução Quest analisa os dados extraídos e os formata em arquivos conhecidos pelos usuários – caso das extensões Excel ou TXT.

Grupo multidisciplinar analisa processos da empresa - Para o diretor de tecnologia da AMESP, uma solução como o SQL Navigator ajuda a área de TI a manter as principais aplicações da empresa totalmente afinadas com a realidade dos processos da instituição. Trata-se de uma missão importante. Para garantir a qualidade dos processos de trabalho da corporação, a diretoria da AMESP criou um grupo multidisciplinar de funcionários. “O Grupo Siga dedica-se a discutir e propor melhorias constantes nos processos da AMESP”, observa André Monteiro de Mello. “O resultado do trabalho desse grupo são novas especificações em termos de processos, sistemas e até mesmo da estrutura física da empresa”.

Em alguns casos, portanto, as novas especificações geradas pelo Grupo Siga devem ser traduzidas em adendos aos sistemas AMESP. Dentro dessa realidade, uma ferramenta como o SQL Navigator – que se destaca por sua aderência ao banco de dados Oracle e sua capacidade de construir queries ao mesmo tempo precisas e que não sobrecarreguem a performance do ambiente – é algo valioso para a empresa. “A solução da Quest dá muita produtividade ao trabalho dos desenvolvedores e DBAs, facilitando não só a tarefa de construção de queries mas, também, de otimização e manutenção de nossos sistemas”, diz Natali Jr.

Extração de informações - Em todos os casos, o objetivo principal da equipe de TI da AMESP é usar o SQL Navigator como uma ferramenta que estrutura todo o trabalho de extração de informações processadas pelo banco de dados Oracle. Essa meta traz para a AMESP uma nova riqueza de conhecimento, colocando em circulação tesouros de informações que, sem a realização de queries investigativas, permaneceriam inexplorados.

Samuel Natali Jr., executivo responsável por tecnologia, informática e telecomunicações, comenta que, na cultura da empresa, muitas das queries com perguntas específicas e inovadoras à base de dados Oracle têm acontecido em função da evolução constante dos serviços prestados pela companhia. “Um de nossos maiores objetivos, por exemplo, é conseguir ajudar nosso cliente a evitar a doença e os problemas físicos, conquistando mais qualidade de vida em seu dia-a-dia”.

Medicina preventiva - Esse plano inclui ações de relacionamento com o cliente em regiões específicas da Grande São Paulo, atacadas por problemas específicos de saúde. “Pode acontecer, por exemplo, que nossa equipe receba solicitações de levantar estatísticas sobre o número de pacientes com gripe no ABC paulista ou o índice de gravidez de risco em uma determinada região de São Paulo”, detalha Natali Jr. A partir dos resultados levantados na pesquisa e estudados pelos usuários que fizeram essa solicitação, a Amesp pode programar, por exemplo, um ciclo de palestras voltado para as necessidades específicas da população de cada área da Grande São Paulo.

Uma query como essa está a serviço de um plano maior da empresa: a partir do mapeamento das tendências de cada região e do cruzamento dessas tendências com dados médicos, planejar ações que protejam a saúde do paciente. “Sem o SQL Navigator, uma consulta AdHoc como essa – ou seja, realizada fora do planejamento da equipe de TI – levaria no mínimo 40 minutos para ser desenhada; com a solução da Quest, esse tempo baixa para poucos minutos”, exemplifica Natali Jr. Hoje, na AMESP, cerca de 20 profissionais da equipe de TI utilizam o SQL Navigator.

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