Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/10/2007 - 07:52

Fóruns internacionais discutem aquecimento global e prevenção de acidentes no Congresso SAE BRASIL 2007

Palestrantes mostram como os temas são tratados no contexto global, reforçando o caráter internacional do evento.

São Paulo – Tecnologias para minimizar os efeitos do aquecimento global e incrementar a segurança ativa no transporte rodoviário são focos de dois fóruns internacionais programados para o XVI Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que será realizado de 28 a 30 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Com participação de especialistas estrangeiros, os dois fóruns estão agendados para os dias 29 e 30 de novembro, às 9h30. O primeiro, dia 29, abordará “Como a cadeia automotiva está contribuindo através de processos, matérias e produtos para a Redução do Aquecimento Global”, e terá a participação de Tom Ryan, presidente da SAE International, em 2008, e pesquisador da Southwest Research Institute, nos EUA; Stefan Pischinger, CEO da FEV Motorentechnik, empresa alemã independente de pesquisa, design e desenvolvimento de motores e sistemas de powertrain; Hans-Ulrich Lindenberg, CEO da Thyssen-Krupp Brasil e membro do board da Thyssen Krupp Steel; e Suzana Kahn Ribeiro, professora do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ.

A mediação será feita por Horst Bergmann, diretor do Comitê Internacional na Europa do Congresso SAE BRASIL 2007 e consultor de Veículos Comerciais da FEV Motorentechnik. Pischinger falará sobre as melhorias globais dos motores a gasolina, diesel e biocombustíveis, a tecnologia dos motores híbridos com relação às emissões de CO2, principal responsável pelo aquecimento global, assim como as melhorias dos motores com relação às emissões de gases poluentes nocivos à saúde, como NOx, HC, CO e particulados.

Indústria do aço - Já Lindenberg abordará o tema Os Desafios e Oportunidades da Indústria do Aço no Contexto da Globalização, em que focará as melhorias do consumo de energia durante a produção do aço, os mais recentes desenvolvimentos em aços de alta resistência, carrocerias e componentes veiculares de baixo peso, e também a elevada eficiência na reciclagem do aço.

Tom Ryan dará um panorama sobre a evolução dos combustíveis alternativos no contexto mundial e também sobre os motores com tecnologia HCCI (Homogeneous Charge Compression Ignition), também conhecido como motor “Diseotto”, que combina em um único conjunto motriz o que há de melhor na tecnologia dos motores Ciclo Otto com o Ciclo Diesel.

Segurança - Já o painel do dia 30 abordará os progressos da eletrônica embarcada e sua contribuição com o "Incremento na Segurança Ativa no Transporte Rodoviário". O objetivo é fornecer uma visão geral das mais modernas tecnologias de segurança ativa, como reconhecimento de pedestres, visão noturna, controle de distância, freio de emergência, controle de faixa, supervisão de ponto cego, reconhecimento de trafego, comunicação veículo-a-veículo, funções de navegação e entretenimento dedicado.

Participam deste painel Arnold van Zyl, CEO da Ertico-ITS Europe, Gabi Breuel, gerente do Programa ITS/Segurança Ativa, Pesquisa Avançada de Segurança Ativa, da Daimler, na Alemanha; e Michael Freitas, conselheiro sênior de Atividades ITS, da Connexis LLC, dos Estados Unidos. A mediação será de Ferdinand Panik, diretor da Universidade de Esslingen, da Alemanha.

“Neste fórum, será apresentada a visão de um ‘Sistema de Tráfego Livre de Acidentes’, bem como a questão da responsabilidade de uma condução segura no processo de interação entre o condutor e os sistemas assistentes ativos de condução”, resume Heitor Bucker, diretor do Comitê Internacional, que ganhou novo fôlego este ano, com a participação de voluntários da Europa e Estados Unidos. “Muitos, assim como eu, já trabalharam no Brasil e participaram ativamente da SAE BRASIL, e conhecemos o grande potencial da engenharia do País”, afirma Horst Bergmann.

Com o tema Desafios da Engenharia da Mobilidade no Contexto Mundial, o Congresso SAE BRASIL 2007 contará com 18 fóruns de debates, organizados pelos comitês Aeroespacial, Atividades Acadêmicas, Caminhões e Ônibus, Eventos Especiais, Ferroviário, Internacional, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio, além apresentação de 190 artigos técnicos e a Mostra de Engenharia. Todos os trabalhos são presididos por José Henrique Senna, gerente executivo de Assuntos Institucionais do Produto da Scania Latin America.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, destaca o Congresso SAE BRASIL como o principal fórum brasileiro de debates sobre novas tecnologias e tendências do setor da mobilidade. “Reunimos neste espaço os responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias em seu estado da arte, exibidas a um seleto público da mobilidade em primeira mão”, afirma Fistarol.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira