Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2013 - 07:24

Startups brasileiras receberam R$ 1,7 bilhão de investimentos em 2012

Segundo a FGV, 41% das empresas investidas por fundos privados estão em estágio inicial.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Startups (AB Startups), no ano passado foram investidos cerca de US$ 850 milhões (R$ 1,7 bilhão) em startups brasileiras. Atualmente, segundo a própria AB Startups, há cerca de dez mil pequenas empresas digitais em atividade.

“Nos EUA e Europa, muitas startups se tornaram referência no mercado em que atuam. Já no Brasil, diversas necessidades ainda não foram devidamente atendidas, o que naturalmente atrai o investimento estrangeiro”, explica Nicolas Gautier, diretor da incubadora de startups Mountain do Brasil. Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) cerca de 50% do capital investido por fundos de Private Equity no Brasil é de origem estrangeira.

O crescente do número de startups no país também está atrelado a expansão dos investimentos de risco no Brasil. De acordo com dados do Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital (GVcepe), da FGV-Eaesp, o volume de capital aplicado em empresas iniciantes com base tecnológica cresce mais de 50% ao ano, desde 2005.

Ainda sobre os investimentos em startups, o diretor da Mountain do Brasil explica que, apesar do Brasil ser um país cheio de oportunidades, com nichos de mercado pouco explorados, ainda falta experiência aos empreendedores digitais e investidores do país. “Ao buscar por aporte, muitos empreendedores pecam pela inexperiência e pela falta de um plano de negócios claro”, conta Nicolas Gautier. Nicolas, que é suíço, tem uma experiência de mais de 10 anos em investimentos em startups pelo mundo.

A Mountain do Brasil já investiu em três startups brasileiras: o Veduca, portal de educação que reúne vídeo-aulas das principais universidades do mundo legendadas em português com acesso gratuito; Janamesa - , delivery de refeições pela internet ou por meio de aplicativo para celular; e o Onda Local – solução em marketing online para pequenos e médios empreendedores e profissionais liberais.

A estratégia da incubadora é investir entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão em cada empresa. Em expansão, a Mountain do Brasil busca por novos parceiros para ampliar o seu portfólio.

Perfil - A Mountain do Brasil é uma incubadora de startups que tem por estratégia investir entre R$ 1 milhão e R$ 1,5 milhão em cada empresa. Com um ano de operação, o grupo já investiu em três startups brasileiras, o Veduca, portal de educação que reúne vídeo-aulas das principais universidades do mundo legendadas em português com acesso gratuito; Janamesa, delivery de refeições pela internet ou por meio de aplicativo para celular; e a Onda Local – solução em marketing online para pequenos e médios empreendedores e profissionais liberais. Em expansão, a incubadora busca por novos parceiros para ampliar o seu portfólio. Dentre os investidores da incubadora está o Mountain Partners Group, fundo suíço de gestão ativo presente em quatro continentes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira