Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2013 - 06:39

Mapfre supera os 25 bilhões de renda, mais 7,5% em 2012


E incrementa seu lucro recorrente em 9,6%, chegando a 942 milhões de euros. A estratégia de diversificação geográfica e de negócio permite que a Mapfre continue crescendo e que mantenha um balanço saudável. O Grupo aumentou seus prêmios em 10,1% chegando a 21,5798 bilhões. O negócio internacional aporta mais de 60% dos prêmios e dos lucros, com destaque para o Brasil e os Estados Unidos. Os fundos próprios se incrementam em mais de 750 milhões em 2012. Destinados a dividendos 370 milhões de euros.O Grupo redefine seu posicionamento estratégico para os próximos cinco anos.

O presidente da Mapfre, Antonio Huertas, apresentou os resultados obtidos em 2012 pelo Grupo, que incrementou a sua renda em 7,5%, atingindo os 25,3012 bilhões de euros, graças ao bom comportamento do negócio exterior, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos. Os prêmios superaram os 21,579 bilhões de euros, com um incremento de 10,1%.

O lucro atribuível do Grupo chega a 665,7 milhões de euros, 30,9 % menos que em 2011, pelas provisões e as deteriorações, que chegaram a 404,8 milhões. O lucro recorrente, entretanto, cresce 9,6 %, chegando a 942 milhões de euros, o que reflete a solidez do Grupo, cujos fundos próprios têm um incremento em 2012 de mais de 750 milhões de euros, chegando aos 7,8105 bilhões .

“A estratégia de diversificação geográfica e de negócio da Mapfre nos permite continuar crescendo e manter um balanço saudável. Da mesma forma, a confiança demonstrada pelo mercado na colocação de obrigações do Grupo, a posição de liquidez e solvência, com um índice de 261 %, permitem-nos enfrentar o futuro com confiança”, assinalou Antonio Huertas.

1.- Evolução do negócio: . A Divisão de Seguro Espanha, que contribui com 33 % dos prêmios totais, alcançou os 7,5076 bilhões de euros em prêmios, com uma redução de 4,5 %, diante da queda de 5,3 % do setor, o que significa que por mais um ano se ganha quota de mercado, mesmo com a forte queda da demanda interna na Espanha.

Os prêmios Não Vida ultrapassaram os 4,427 bilhões de euros, 5 % menos. A MAPFRE mantém a sua quota de mercado em Automóveis (21 %), negócio no qual registrou uma queda de 6 % em prêmios, similar à experimentada pelo mercado. Também é destacável o crescimento do ramo de Multirriscos, com um incremento de 1,7 %, perante um aumento de 0,6 % do mercado. Por outro lado, os índices combinados da Mapfre Familiar e Mapfre Empresas melhoram até situar-se em 94,1 e 82,6 %, respectivamente, o que demonstra o elevado grau de eficiência em seu modelo de gestão.

Os prêmios de Vida alcançaram os 3080,5 bilhões de euros, 3,7 % menos que no ano precedente e em um entorno desfavorável de menor renda disponível. Apesar da queda, a MAPFRE incrementa a sua quota de mercado até se situar em 11,4 %, graças ao bom comportamento do canal agencial e à captação de grandes operações corporativas de Vida Poupança, assim como ao descrescimento do setor em mais de 9 pontos percentuais.

A Divisão de Seguro Internacional, que engloba as atividades asseguradoras fora da Espanha, alcançou os 10.833,9 bilhões de euros, com um crescimento de 23,3 %, que já supõe 47 % dos prêmios totais do Grupo.

Nos países da América Latina, o Grupo obteve um volume de prêmios de 8.649,1 bilhões de euros, 25,8 % más. Destaca-se o forte crescimento do negócio no Brasil (+33,7 %, chegando a 4.761,4 bilhões de euros), país que supõe 55 % do negócio da Mapfre na região. Além disso, foram alcançados incrementos em praticamente todos os países da região, destacando-se os da Colômbia (+30,3 %), Peru (+30,1 %), Venezuela (+27,9 %), América Central (+25,4 %) e México (+25,1 %).

Nos demais países onde o Grupo mantém operações asseguradoras -Estados Unidos, Filipinas, Malta, Portugal e Turquia- alcançou-se um volume de prêmios de 2.184,8 bilhões de euros, 14,1 % mais que o ano anterior. Destaca-se o incremento nos Estados Unidos, até os 1.513,9 bilhões de euros (+8,1 %), e na Turquia, até 387,1 milhões (+38,6 %).

O lucro antes de impostos melhora de maneira significativa: na América Latina aumentou 14,6 % e nos demais países da Divisão, 37,1 %, destacando-se o crescimento da América Central (+305,7 %), Estados Unidos (+79,6 %), Peru (+62,6 %) Colômbia (+44,5 %) e Turquia (+33,7 %).

A Divisão de Negócios Globais, que aporta 20 % dos prêmios do Grupo e integra as suas atividades de Reasseguramento, Global Risks e Assistência, chegou aos 4.887,9 bilhões de euros em prêmios e receitas operacionais, con um incremento de 12,2 % sobre o exercício precedente.

Os prêmios aceitos de Reasseguramento chegaram aos 2.844,5 bilhões de euros, com um incremento de 8,1 %. Destaca-se o crescimento do negócio Não Vida e do negócio de Vida na Europa.

Os prêmios de Global Risks incrementaram-se em 10,7 %, chegando a 1.115,2 bilhões de euros, destacando-se o dinamismo das operações na América Latina e Europa, especialmente no ramo de Danos. Em janeiro de 2013 foram iniciadas na Espanha e Argentina as operações de “Solunion”, a nova companhia de seguro de Crédito participada em 50 % por Euler Hermes e Mapfre.

.Os rendimentos do negócio de Assistência (prêmios e rendimentos por serviços) registraram um incremento de 29,2 %, chegando aos 928,2 milhões de euros. Destaca-se a positiva evolução do Seguro de Extensão de Garantias nos Estados Unidos, o Seguro de Assistência em Estradas na China e Estados Unidos, e o Seguro de Viagem no Reino Unido, França e China.

2.- Dividendo: a Mapfre destinou em 2012 um total de 370 milhões de euros a retribuir aos seus acionistas em conceito de dividendos. O Conselho de Administração acordou propor à Junta Geral um dividendo complementar pago com os resultados de 2012 de sete centavos de euro por ação.

3.- Novo posicionamento estratégico: a Mapfre realizou um processo de reflexão interna para redefinir os objetivos qualitativos do Grupo, determinar os valores mais relevantes sobre os quais sustentar a sua atuação no negócio e adaptar a sua cultura empresarial à nova realidade econômica e social assim como à sua própria evolução interna, tratando com isso de continuar superando as expectativas de seus clientes, empregados, acionistas, colaboradores e da sociedade em geral.

Como resultado deste processo, o Grupo redesenhou seu posicionamento estratégico (visão, missão e valores), para estabelecer um novo marco global que vá reger a sua atuação no futuro. O novo posicionamento parte da atual realidade do Grupo, uma multinacional asseguradora com presença em 46 países dos cinco continentes, na qual já 64,5 % de seus rendimentos procedem de fora da Espanha. Neste novo posicionamento se destaca: Que “Mapfre quer ser a seguradora global de confiança”. Que “somos uma equipe multinacional que trabalha para avançar constantemente no serviço e desenvolver a melhor relação com os nossos clientes, distribuidores, fornecedores, acionistas e a sociedade”. Com “solvência, integridade, vocação de serviço, inovação para a liderança e uma equipe comprometida”.

A Mapfre conta com 35.586 empregados em todo o mundo e mais de 62.000 agentes, representantes e corretores. O Grupo, com uma das maiores redes de distribuição na Espanha e na América Latina, tem 5.390 escritórios próprios em todo o mundo (3.069 escritórios na Espanha e 2.321 escritórios no exterior).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira