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09/02/2013 - 06:58

Sanofi: resultados do 4T12 foram afetados por expiração de patentes

Mas espera retomar o crescimento no segundo semestre.

O lucro líquido do Grupo Sanofi caiu 72% no quarto trimestre de 2012, para €410 milhões de euros [US$ 553,5 milhões], em bases anuais, afetado pela competição de medicamentos genéricos e custos de reestruturação.

De acordo com a empresa o prejuízo foi afetado por conta da perda da proteção de patente dos genéricos Eloxatin, medicamento para tratamento de câncer, o anticoagulante Plavix e o remédio para prevenção contra coágulo sanguíneo Lovenox.

Pharmaceuticals -No quarto trimestre de 2012, as vendas da atividade farmacêutica foram € 7.004 milhões, uma redução de 4,8%, que refletia a concorrência dos genéricos, as medidas de austeridade da UE, a perda de vendas de Copaxone ® (impacto de € 86 milhões) e à disposição de Dermik (impacto de € 35 milhões). As vendas líquidas perdido devido à concorrência dos genéricos na principal produtos antigos em os EUA e na UE foram de € 499 milhões, devido principalmente ao declínio das vendas de Eloxatin ® e Lovenox ® nos EUA e Aprovel ® na UE.

Ano completo de vendas da atividade farmacêutica atingiu € 28.871 milhões, um decréscimo de 0,4%, que incluiu a contribuição positiva da Genzyme (consolidada a partir de abril de 2011). Em 2012, as vendas líquidas perdeu para o genérico concorrência em produtos legados principais em os EUA e na UE foram de € 1.345 milhões, principalmente devido ao Lovenox ®, Taxotere ®, Eloxatin ® em os EUA e Aprovel ®, Taxotere ® e Plavix ® na UE.

O CEO do Grupo Sanofi, Christopher A. Viehbacher, comentou os resultados: "2012 foi um ponto de viragem para a Sanofi, com a perda de exclusividade nos EUA para vários medicamentos legados significativos. Apesar do efeito do penhasco de patente, a Sanofi foi capaz de aumentar as vendas e reduzir o impacto sobre EPS1 negócios. Ao mesmo tempo, Sanofi foi capaz de obter aprovação regulamentar nove significativos e apresentar seis novos ficheiros com as agências reguladoras. Embora os resultados financeiros do primeiro semestre vai experimentar um efeito residual de expirações de patentes, esperamos retomar o crescimento no segundo semestre de 2013. Este será impulsionado principalmente pelo desempenho forte e contínuo crescimento da nossa plataforma que agora representa mais de 70% de nossas vendas e subiu quase 10% em 2012. Estamos a caminho de cumprir nossos objetivos 2012-2015 para o crescimento sustentável ".

Perfil do Grupo no Brasil -A filial brasileira é a maior operação do Grupo nos mercados emergentes, dispõe de quatro unidades industriais e emprega 5.200 funcionários no País.

No Brasil, o Grupo Sanofi é representado por cinco empresas que ocupam posições de liderança em seus segmentos de negócios e oferecem um portfólio amplo com mais de 350 produtos, a maioria fabricada localmente.

Sanofi Farma: a maior operação da Sanofi no País, dispõe de um portfólio de cerca de 150 produtos, dentre os quais medicamentos de referência em áreas core do Grupo como diabetes, trombose, oncologia e alergia, bem como de forte presença no mercado hospitalar. Já a área Consumer Health Care (CHC) – produtos isentos de prescrição – disputa a liderança do segmento graças ao conjunto de marcas como Dorflex, Dermacyd, Targifor, Novalgina, etc. Principais lançamentos de 2012: Stilnox CR (para o tratamento de pacientes com insônia aguda ou transitória com dificuldades de manter o sono e/ou para adormecer), Depura Kids (suplemento de Vitamina D), Oenobiol® Paris e o Dermacyd® 24 horas. A Sanofi Farma também espera lançar até 2014 dois importantes produtos do pipeline de pesquisa do Grupo: Lyxumia e Zaltrap.

Medley: A empresa é líder no mercado brasileiro de genéricos desde 2002. Entre os dez genéricos mais vendidos do mercado farmacêutico brasileiro, 6 são da Medley (IMS Health/Novembro 2012). Está presente nas mais diversas especialidades de genéricos, sendo também um player importante no mercado de similares. Alguns dos lançamentos de 2012: Desloratadina Medley (anti-histamínico de terceira geração), Ibuprofeno Medley (indicado para o alívio das cólicas menstruais), e o Histabloc (para o tratamento de rinite alérgica).

Sanofi Pasteur: é um dos líderes do mercado brasileiro de vacinas. Além de forte atuação no mercado público, a divisão vem reforçando sua presença no mercado privado, em clínicas e programas de vacinação em empresas.

Genzyme: adquirida em 2011, é especializada no desenvolvimento de terapias para doenças raras e esclerose múltipla. Merial : está entre as líderes do mercado brasileiro de saúde e bem estar animal.

.[Resultados com detalhes e gráficos em Inglês: http://en.sanofi.com/Images/31846_20130207_2012RESULTS_en.pdf].

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