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14/02/2013 - 06:48

Setor de transporte é o mais prejudicado pelos custos sistêmicos brasileiros, aponta estudo da FNQ

Pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), com 127 empresas brasileiras, aponta que o setor de transporte (11%) é o mais prejudicado pelos altos custos sistêmicos do país, seguidos pelos setores de serviços (9%) e energia (8%). O estudo revela ainda que 97% das organizações acreditam que os custos sistêmicos brasileiros são altos e diminuem a competitividade das empresas.

Para 29% das empresas, a atual tributação cobrada no Brasil interfere no aumento da produtividade e competitividade das organizações, além da burocracia e legislação trabalhista (14%). O investimento em infraestrutura também foi considerado um impasse à competitividade das empresas, para 13% dos entrevistados, bem como o sistema educacional, tanto público como privado (12%). Fatores como sistema bancário e saneamento básico não foram mencionados como problemáticos.

Trita e três por cento dos entrevistados destacaram que ações para reduzir a corrupção no país devem ser tratadas como prioridade na agenda governamental, assim como investimento no sistema educacional brasileiro (15%) e revisão das leis trabalhistas (8%).

O levantamento revelou ainda que 71% dos entrevistados consideram que, embora não seja um tema novo, o governo não tem se mobilizado, de forma estratégica e efetiva, para reduzir os custos sistêmicos brasileiros e que as organizações têm tomado à frente para reduzir o déficit que esses custos geram sobre a produtividade das suas operações: segundo a pesquisa, 83% realizaram investimentos para diminuir o impacto dos custos sistêmicos. Por outro lado, 70% dos entrevistados apontaram que a ausência de ações planejadas no médio e longo prazo para reduzir esses custos afetou significativamente a atratividade do país para novos investimentos, nacionais e estrangeiros.

FNQ-Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras. [www.fnq.org.br].

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