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27/10/2007 - 08:14

Mudança de perfil do consumidor popular faz empresas investirem em design

Pesquisa mostra que a disponibilidade de renda das classes D e E é hoje de 2,5% - no ano passado era negativa em 16,5%.

Devido a mais de uma década de estabilidade econômica, os brasileiros das classes C, D e E estão tendo mais facilidades para adquirir produtos que até pouco tempo eram predominantes apenas nas casas de famílias de classe A e B. Pesquisa divulgada recentemente pela financeira Cetelem mostra que a disponibilidade de renda das classes D e E é hoje de 2,5% - no ano passado era negativa em 16,5%. Além disso, no final de 2005, somente 25% das pessoas dessas faixas de renda tinha intenção de adquirir um eletrodoméstico. Ao final de 2006 a proporção subiu para 32%.

Para atender à demanda, algumas empresas brasileiras estão apostando nesse mercado e investem cada vez mais no desenvolvimento de produtos populares com melhores recursos e design mais refinado. “O perfil do consumidor popular evoluiu muito nos últimos anos, pois as pessoas passaram a comprar produtos que até recentemente só eram acessíveis às classes mais elevadas. Esta exposição tornou o senso estético mais refinado e o desejo por produtos com melhores recursos, mais forte na base da pirâmide de consumo.”, comenta Rodrigo Kniest, diretor da Muller, indústria de Santa Catarina fundada em 1949 que fabrica fogões e lavadoras para as classes C e D.

Líder no segmento de eletrodomésticos populares, a Mueller tem uma parceria de mais de uma década com o escritório de design Chelles & Hayashi, que já desenvolveu o design de várias linhas da empresa. Para atender esta população, o estúdio criou o design das lavadoras SuperPop, ganhadora do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, e Belíssima, da Mueller, que neste ano, também lançou os fogões a gás Giorno e Davanti, e os fornos elétricos Sonetto e Prelúdio com projetos do estúdio.

“O amadurecimento do consumidor brasileiro é fruto de 3 fatores: estabilização da economia, acesso a informação com a globalização e o código de defesa do consumidor. Este consumidor sabe o que quer, e enxerga este produtos como um veículo de aumento de qualidade de vida e de aceitação social. Vimos o caso de uma consumidora de baixa renda que deixava a lavadora na sala, pois o produto era fonte de inclusão e de status em sua comunidade. Por isso é tão interessante criar para este mercado – o impacto dos produtos na vida das pessoas é muito grande”, diz Gustavo Chelles, designer do estúdio Chelles & Hayashi.

Outro cliente da Chelles & Hayashi que está investindo em produtos com design específico para essa classe social é a TIGRE. O lavatório Bella Maxi, que foi projetado para ser compacto, com formas arredondadas, femininas e atraentes, sendo fácil de limpar e resistente ao uso; e o assento sanitário Mais, que possui detalhes para valorizar produto, formato anatômico, tampa lisa que facilita a limpeza, e pega da tampa afastada para evitar o contato do dedo com a louça em banheiros domésticos e públicos.

Perfil da Chelles & Hayashi Design - Nesses 12 anos de existência, a Chelles & Hayashi Design já ganhou diversos prêmios pelos seus projetos. Dentre eles, importantes prêmios para a lavadora PopTank, Centrífuga Mueller, da marca Mueller S.A.; o Tanque Tigre e também a linha de Porta-Filtros, da Melitta, em que foi reconhecido o trabalho da agência no incremento da qualidade de vida dos consumidores, por meio do design.

Para completar essa lista, em dezembro de 2006, a empresa recebeu mais um prêmio do Museu da Casa Brasileira, o mais importante prêmio de design do país, pela criação da lavadora SuperPop, também da Mueller S.A. e voltada para as classes C e D.

Dentre os principais clientes da agência, destacam-se: Mueller Eletrodomésticos e Mueller Fogões, Tigre, Natura, Johnson & Johnson (USA), Covadis (Suíça), Tabacaria Caruso, Panasonic, Mercure / Accor, TB Acessórios, Enermax, Unicred, Diários Associados e outros.

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